PAULISTA > Notícias > Prefeito, moradores e Compesa discutem melhorias na oferta de água e no sistema de esgoto do Paulista

Gabinete do Prefeito | 27/04/2016

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, e uma comissão de moradores da cidade estiveram nesta quarta-feira (27.04), pela manhã, na sede da Compesa, em Santo Amaro, no Recife. O gestor municipal intermediou uma reunião de lideranças comunitárias e dirigentes do órgão estadual. Em pauta, o encaminhamento de soluções para melhorias no abastecimento d’água e intervenções no sistema de esgoto do município.

A irregularidade na oferta de água na localidade Sítio do Jorge foi um dos principais pontos abordados no encontro. Na comunidade, que existe há 20 anos, 350 famílias chegam a pagar carro-pipa. A solução, apontada por alguns moradores, seria a instalação de 300 metros de encanação para equacionar a demanda. A Compesa deve executar um estudo técnico e até o próximo mês de maio apresentará a saída mais viável para o problema. A concretização do projeto é vista como um passo fundamental para a urbanização do lugar. Situação semelhante é vivenciada por cerca de 850 famílias da Vila da Paz. O tema também entrou no conjunto de pleitos apresentados no encontro.

A desobstrução da estação elevatória do Conjunto Dom Hélder, no Tururu, Janga; pontos de esgotos estourados em Maranguape I, Maranguape II e Engenho Maranguape, além de vazamentos foram postos na reunião. Na Rua 99, em Maranguape II, a prefeitura tem a intenção de recapear e drenar a via, mas até a Compesa precisa solucionar falhas no esgoto.

O líder comunitário Diógenes Martins, do Sítio do Jorge, destacou a importância da articulação do prefeito junto ao pessoal da Compesa. “Há mais de 20 anos nós lutamos pra resolver os problemas de abastecimento na comunidade. Só agora, com o prefeito Junior Matuto, que reuniu a gente e nos trouxe pessoalmente aqui na Compesa. Agora acredito que vai acontecer“, argumentou esperançoso.

O diretor regional da Compesa, Fernando Lobo, representou o presidente Roberto Tavares. “Estamos acolhendo todos estes problemas e vamos cuidar de dar uma resposta o mais breve possível. Algumas questões mais práticas, vamos resolver imediatamente. Quanto as mais complexas como o abastecimento no Sitio do Jorge, vamos precisar de um estudo no local e definir um plano de trabalho. Mas até o início da primeira semana do próximo mês de maio vamos apresentar uma proposta ao prefeito”, asseverou

Para o prefeito Junior Matuto a parceria que vem sendo realizada pela prefeitura e a Compesa tem sido muito exitosa. “Temos muitas iniciativas com a Compesa acontecendo na nossa cidade, estou confiante  que mais uma vez seremos atendidos em nossas necessidades. O presidente Roberto Tavares e seus auxiliares são altamente qualificados e dotados de grande espírito público”, afirmou.