Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Vigilância em Saúde realiza bloqueio contra o Aedes em Maranguape II

Saúde | 12/04/2016

Vigilância em Saúde realiza bloqueio contra o Aedes em Maranguape II

Compartilhe esta notícia:

Intensificando as ações de combate às doenças chamadas de arboviroses, como a dengue, febre chikungunya e o zika vírus, foi realizado, na manhã desta terça-feira (12.04), mais um Bloqueio Contra o Aedes aegypti. Promovida pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Paulista, a iniciativa ocorreu no bairro de Maranguape II e contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Famíla (NASF), além de Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da USF Maranguape II - B.

 

A ação tem o objetivo de acabar com os focos do mosquito e promover uma conscientização na população sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada. Para isso, os agentes visitaram algumas residências do bairro e, além das ações de prevenção ao foco, os profissionais conversaram e orientaram acerca dos cuidados a serem tomados.

 

“Assim como estamos realizando em outros bairros, nosso objetivo é identificar, eliminar os possíveis focos e tratar a água de reservatórios como cisternas e caixas d’água com a aplicação de larvicidas”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo.

 

A dona de casa Maria José Mendes da Silva, de 52 anos, relatou que foi uma das vítimas da chikungunya, e que achou muito importante a ação. “Eu passei um bom tempo doente. Não podia nem andar direito de tanta dor. É muito bom a gente contar com essa ação, mas a população tem de fazer sua parte”, disse.

 

Quem também recebeu a visita dos agentes foi a professora e técnica em enfermagem Uirani Silva, de 54 anos. “Todos os dias eu dou uma olhada no meu quintal e sempre que posso coloco algum produto na água, viro as vasilhas, sempre tomo muito cuidado em relação a isso”, disse ela.

 

Três bloqueios já foram realizados contando com este. Os anteriores ocorreram nos bairros de Aurora e Maria Farinha. Durante a ação, sempre acontece uma concentração na Unidade de Saúde da Família de referência. Do local, os profissionais partem para as visitas de inspeção. O grupo identifica e elimina os possíveis focos nos imóveis das localidades.

 

Até o final do mês de abril, outras quatro USFs estarão realizando a ação, são elas: USF Nossa Senhora Aparecida - Tururu (14.04); USF Fragoso (19.04); USF Maranguape I (26.04); e USF Arthur Lundgren I (28.04).


Imagens:

Compartilhe: