PAULISTA > Notícias > Paulista vai realizar pós-campanha de vacinação antirrábica

Saúde | 02/04/2016

Paulista vai realizar pós-campanha de vacinação antirrábica

Donos de cães e gatos compareceram neste sábado (02.04), das 8 às 17h, a um dos 80 postos montados pela Prefeitura do Paulista para vacinar seus bichos de estimação. A data marcou o início da Campanha de Vacinação anual. As pessoas que por algum motivo deixaram de vacinar terão outra oportunidade na pós-campanha. A previsão é de que o trabalho seja deflagrado ainda na próxima semana. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou, neste sábado, um contingente de quase 350 profissionais na ação. Há 11 anos não há registro de raiva animal no município e no restante da Região Metropolitana do Recife.

Postos de saúde, escolas, igrejas, associações de moradores funcionaram como pontos de vacinação. Quem foi imunizar seu animal teve de levar o cartão de vacina para registrar a nova dose. Mesmo quem não apresentou o documento não deixou de vacinar.

O comerciante Alex Wellington Alves foi uma das primeiras pessoas a procurar a sede da Secretaria de Saúde, na Rua Cleto Campelo, 59, para vacinar a cadela dele. Batizada de Preta, a mestiça de Rottweiler, nem estranhou para tomar a vacina. Antes morando na rua, a cachorra foi acolhida há três meses pelo comerciante. “Ela vivia perambulando por aí. Peguei ela, cuidei dos ferimentos e aproveitei, hoje, para vacinar”, comentou.

As pessoas que não levaram seus animais neste sábado a um dos locais de vacinação podem consultar o Departamento de Vigilância Ambiental da cidade. O público pode tira suas dúvidas pelo fone: 3437.4174. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8 às 16h.  “Estamos definindo um esquema de pós-campanha para não deixar nenhuma área descoberta”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo.