Desenvolvimento Urbano | 01/04/2016
Conferência da Cidade do Paulista debate o desenvolvimento do município
Compartilhe esta notícia:
Com o tema “A Cidade que Queremos e a Cidade que Temos”, foi realizada, nesta sexta-feira (01.04), a 6ª Conferência da Cidade do Paulista. O evento foi realizado na quadra do Sesi de Paratibe, e reuniu representantes do Executivo municipal, palestrantes e debatedores convidados. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, João Luiz Junior, a conferência atende a uma determinação do Ministério das Cidades.
Para o evento, foram convidados alguns técnicos, engenheiros, advogados, e professores, que falaram sobre plano diretor, mobilidade, ocupação desordenada de espaços, adensamento populacional. “É um momento de reflexão muito importante. Daqui nós iremos tirar várias diretrizes, e várias reivindicações da população que vão contribuir, inclusive, para o aprimoramento e elaboração do plano diretor do município”, ressaltou o secretário.
Ao todo, foram inscritos 250 delegados e outros 50 convidados, todos estes representantes de organizações, sindicatos, empresas, indústrias e comércio. “Uma das etapas é eleger os delegados que irão nos representar na Conferência Estadual das Cidades. E, consequentemente, aqueles que forem para a Estadual, também disputarão para a Conferência Nacional”, explicou João Luiz Junior.
Presente no evento, o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, destacou que o encontro celebra todos os momentos democráticos vividos no município, sobretudo, com a participação popular. “São nesses momentos de reflexão coletiva que a gente pensa na cidade que desejamos. Mas não podemos fazer esse tipo de proposta de caminhada sem reunir as pessoas, para que elas não só digam o que querem, mas, sobretudo, como querem, e qual caminho que temos de percorrer. É esse o propósito de debater a cidade que queremos”, completou Carreiro.
Dentre os delegados participantes estava Alexsandra Ferreira, que representou um dos movimentos sociais presentes no evento. Para ela, o momento é de grande importância para o município. “Acho muito importante essa conferência, pois as pessoas precisam discutir o desenvolvimento da cidade, habitação, saneamento básico, e outras questões”, disse ela. Além dela, o coordenador de outro movimento, Pedro Salviano, foi um dos que ressaltaram a relevância do encontro entre a gestão municipal e a sociedade civil. “É uma discussão muito importante para o município, para a sociedade, estar dentro desse contexto do que vai acontecer a partir de hoje”, concluiu.
Ao término do evento, ficou acordado que, as informações resultantes dos grupos de trabalhos serão sistematizadas para compor as propostas do município, que seguirão para a Conferência Estadual.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo