PAULISTA > Notícias > Crianças das creches do Paulista aprendem desde cedo formas de prevenção à cárie

Saúde | 22/03/2016

Com o objetivo de prevenir o surgimento da cárie ainda nos primeiros anos de vida das crianças, foi realizada na manhã desta terça-feira (22.03) uma escovação supervisionada para as meninas e meninos da Creche Tio Roberto, localizada na Avenida Brasil, no bairro de Jardim Maranguape, em Paulista. Na ocasião, também houve aplicação de flúor e verificação do cartão de vacina da garotada. A ação ocorreu, através de uma ação conjunta das equipes da Unidade de Saúde da Família Jurandir Freire II e do Programa Saúde na Escola.

Ao todo, 71 crianças foram beneficiadas com o serviço. “Essa é uma ação integrada, voltada para o Programa Saúde na Escola. Ela contempla ações de odontologia, como escovação e avaliação bucal, supervisão da avaliação antropométrica, quando verificamos peso, altura, avaliamos o índice de massa corporal e a situação nutricional das crianças. Vamos avaliar ainda doenças negligenciadas na infância”, destacou a enfermeira chefe Rosália Andréa.

A equipe é formada por uma enfermeira, um médico, um técnico de enfermagem, um dentista, uma atendente de consultório odontológico, uma agente de saúde escolar e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A próxima ação deve acontecer no dia 29 de março, na Escola Municipal Cássia Caroline, no mesmo bairro. Na ocasião, além das atividades rotineiras de saúde bucal, os profissionais responsáveis pelo trabalho irão promover atividades lúdicas.