PAULISTA > Notícias > Mulheres do Paulista são formadas em profissões tradicionalmente dominadas por homens

Qualificação Profissional | 04/03/2016

Em canteiros de obras, oficinas mecânicas, cozinhas de padaria, entre outros ambientes, geralmente prevalece a presença masculina. No Paulista, graças a uma iniciativa do governo municipal, muitas mulheres começaram a mudar essa realidade, se profissionalizando para ocupar espaços antes restritos aos homens. O Programa Lugar de Mulher na Qualificação Profissional teve sua aula inaugural na manhã desta quinta-feira (03.03), no anexo da Faculdade Joaquim Nabuco.

Desde 2013, 798 mulheres já aprenderam um novo ofício através de cursos profissionalizantes. Este ano, outras 200 estão sendo profissionalizadas. Com essa formação, o município chegará à marca de mil mulheres formadas na cidade, ao longo de três anos. “O que a gestão está fazendo é olhando a cidade como um todo. Então, o além das obras de infraestrutura, temos também esse cuidado, esse zelo com as pessoas e, principalmente, com a política de gênero, política também voltada para as mulheres, um olhar sensível para dar oportunidade a essas batalhadoras que só precisam de uma mão amiga estendida para deslanchar na vida”, destacou Junior Matuto em sua saudação às mulheres.

Para a secretária de Políticas Para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, o programa é uma forma de empoderar as mulheres na garantia de suas cidadanias. “Nós temos um programa que faz parte das políticas publicas para as mulheres na gestão do prefeito JúniorMatuto, onde promovemos o fortalecimento sócio-político dessas mulheres. E o lugar de mulher na qualificação profissional é exatamente isso, a qualificação técnica para dar a elas a oportunidade de competir de igual por igual no mercado de trabalho”, comentou.

Por meio desses cursos profissionalizantes, várias mulheres da cidade estão mudando suas vidas pra melhor. É o caso de Rosimere Nascimento, 49 anos, que após se profissionalizar no curso de padeira, passou de desempregada para microempreendedora, produzindo e vendendo pães caseiros. “Fazia um certo tempo em que não estava estudando e pra mim foi muito bom sentir que me superei.  Através desse curso, passei a trabalhar pra mim e isso foi muito importante”, comentou.

Outro bom exemplo é o de Maria José Martins, 59 anos, que já participou dos cursos de pintura imobiliária, camareira e auxiliar de cozinha. Antes dessas formações, ela estava desempregada e sem perspectiva. Com as novas habilidades e empoderada de novos conhecimentos, ela viveu a experiência de trabalhar na pintura do Centro de Referência da Mulher do Paulista e hoje tem um trabalho na Fasupe, com serviços gerais.

CURSOS - São diversas áreas ofertadas, como auxiliar de pedreiro, assentamento de cerâmica, eletricista de automóveis, operação montagem e manutenção de computadores, cozinha industrial e confeitaria. Os cursos têm duração de 10 semanas (200 horas). Outras informações pelo telefone 98179.4777. Ao oferecer essas formações, a Secretaria Especial da Mulher do Paulista promove a emancipação econômica do público feminino, aproveitando a chegada de grandes empresas ao município para promover a formação de mulheres no ramo da construção civil, indústria automotiva, entre outros segmentos com mercado bastante aquecido.

Depoimentos de mulheres que já participaram de cursos profissionalizantes:

Maria José Martins, 59 anos - https://youtu.be/cr4F_Q0ayCs

Maria de Lourdes Silvestre, 51 anos - https://youtu.be/COTfHoUP8pw