Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Estudantes do Paulista irão atuar como agentes multiplicadores contra o Aedes

Saúde | 02/03/2016

Estudantes do Paulista irão atuar como agentes multiplicadores contra o Aedes

Compartilhe esta notícia:

 

Alunos de 37 escolas da rede municipal do Paulista irão atuar como agentes multiplicadores na prevenção ao Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (02.03), técnicos da Secretaria de Saúde e agentes de saúde escolar realizaram uma reunião de planejamento para traçar as estratégias contra o mosquito. Durante o encontro foi definido que serão promovidas atividades envolvendo estudantes contra o vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. De sete a 11 de março, a prefeitura irá promover a Semana de Saúde nas Escolas. O tema da programação será “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes aegypti”.  

 

Durante os trabalhos, alunos e professores irão produzir material didático relativo ao tema, realizar caminhadas e promover visitas de casa em casa para identificação de possíveis focos do mosquito. Os estudantes também irão participar de jogos de quebra-cabeça sobre o assunto.   

 

A agente de saúde escolar Solange Alves, há seis anos na função, destacou a importância de interagir com os técnicos da Vigilância Ambiental sobre o tema. “Em encontros desse tipo podemos tirar muitas dúvidas sobre o mosquito. Vou colocar em prática o que aprendi com os alunos e professores da Escola Agamenon Magalhães, no Sítio Fragoso”, enfatizou a profissional, que atua há seis anos na localidade. 

 

O diretor da Vigilância Ambiental, Frederico Barros, coordenou o encontro com os agentes de saúde escolar. Ele solicitou o empenho dos 26 agentes de saúde escolar ligados ao programa e destacou a necessidade de todos estarem mobilizados na causa. “A guerra contra o mosquito é de toda a sociedade e trabalhar com as crianças das nossas escolas é fundamental”, destacou. O profissional também relembrou aos agentes a necessidade de dizer ao paciente para se manter hidratado durante o período da doença. 

 

Coordenadora do programa de Saúde Escolar, Juliana Silva, disse que os pais dos estudantes também serão sensibilizados para reforçar o trabalho. Eles irão participar de reuniões nas escolas da prefeitura. 

 

 

 


Imagens:

Compartilhe: