PAULISTA > Notícias > Após um mês em obras, rodovia PE-01 ganha trecho de faixa de rolamento duplicada

Obras | 22/02/2016

As obras de duplicação da ponte do Janga e rodovia PE-01 completam um mês nesta segunda-feira (22.02). Ao longo desse período, os operários responsáveis pelo serviço conseguiram remover o excesso de areia do acostamento no lado direito da via, aplicando um material mais resistente na base da nova faixa de rolamento. O trabalho, que conta com o apoio de escavadeiras hidráulicas, compactadores de solo, tratores e caminhões caçamba, já garantiu o alargamento da via num trecho de 600 metros. Este espaço, que ainda receberá o revestimento asfáltico, já está sendo usado pelos condutores que trafegam pelo local. A mesma técnica de duplicação será realizada no lado oposto da pista.

O trabalho no acostamento não interfere no tráfego de veículos pela rodovia, exceto, quando existe a movimentação de máquinas pesadas na faixa de circulação principal. Neste caso, os operários adotam o sistema de pare e siga para evitar acidentes. A ação conta com o apoio de agentes de trânsito do município. Cerca de 50 mil automóveis trafegam pela PE-01, sendo que nos finais de semana e feriados o fluxo fica ainda maior, chegando aos 70 mil, por causa do acesso às praias da cidade.

O mergulhador Geraldo Dias, 28 anos, trafega pela rodovia diariamente. Ele está feliz com o andamento do serviço. “Estou animado com o ritmo da obra. Do jeito que vai logo ficará pronta. O melhor disso tudo é que o trânsito vai ficar muito bom depois da duplicação”, frisou. A expectativa é de que o serviço beneficie diretamente 120 mil pessoas de pelo menos cinco bairros, entre eles, Pau Amarelo, Conceição e Maria Farinha.

Atualmente, 32 homens atuam nas obras. Além da duplicação da ponte e da rodovia, o serviço consiste na restauração da malha viária num trecho de 4,5 km até o conjunto beira-mar, instalação de sinalização e o remanejamento da rede elétrica. A intervenção, que tem investimento de R$ 16 milhões, faz parte de um convênio entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado.

O aposentado Carlos Maia, que reside no bairro do Janga desde a década de 90, ganhou um apelido dos vizinhos por conta do tempo que gasta observando o trabalho no local. “Todos os dias dedico algumas horas para poder acompanhar o trabalho aqui na rodovia. Já estou sendo chamado pela vizinhança de fiscal da obra. Até entendo a provocação do pessoal, mas acho isso muito importante. Afinal, o que todos querem é a pista fique pronta logo. E sabemos que vai ficar”, brincou.

A expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura é entregar a obra no segundo semestre deste ano. Essa intervenção corresponde a primeira etapa do projeto.