PAULISTA > Notícias > Paulista oferece exames gratuitos em alusão ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase

Saúde | 17/02/2016

Em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo de janeiro, a Prefeitura do Paulista, através de uma iniciativa conjunta o com o Governo do Estado, realizou, nesta quarta-feira (17.02), uma ação importante no Centro da cidade. Na ocasião os paulistenses tiveram acesso a exames gratuitos para identificar sintomas da doença que é transmitida pelo ar.

O trabalho foi realizado na Praça João Pessoa, Centro da cidade, na qual ficou estacionado, das 8h30 às 13h, um ônibus com três consultórios móveis onde foram realizados testes dermatológicos gratuitos.

O funcionário público Marcos Fernando, 58 anos, foi uma das 54 pessoas atendidas na ação coordenada pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Esse trabalho é muito importante porque nós fazemos e recebemos o resultado na hora. Apesar de ter algumas manchas na pele, não fui diagnosticado com Hanseníase. Estou aliviado”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no total de pessoas examinadas, duas tiveram diagnóstico positivo para o bacilo de Hansen e precisaram ser encaminhadas imediatamente para o atendimento médico no Programa de Saúde da Família mais próximo de suas casas.

Os pacientes também foram orientados por voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), instituição sem fins lucrativos que age, através de atividades de conscientização, prevenção, tratamento, diagnóstico e reabilitação dos infectados pela doença. A Secretaria de Saúde do Paulista informou que o município contabilizou 54 novos casos da doença em 2014, sendo nove em crianças, contra 64 em 2015, com cinco crianças diagnosticadas.