Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista investe em saúde humanizada e centrada na prevenção

Saúde | 16/12/2015

Paulista investe em saúde humanizada e centrada na prevenção

Compartilhe esta notícia:

Com um trabalho focado na efetivação das políticas públicas e na humanização da saúde, o governo municipal vem investindo em programas e ações voltadas especialmente para a prevenção. Em três anos de gestão, a Secretaria de Saúde aplicou um montante superior a R$ 10 milhões em várias medidas que estão reestruturando e elevando o patamar da qualidade dos serviços prestados à população.

Iniciativas como a entrega em domicílio de medicamentos para hipertensão, diabetes e colesterol, através do Remédio em Casa; e o transporte gratuito para usuários em tratamento médico, por meio do Segue Cuidando, estão alavancando o nível dos serviços oferecidos ao público.

Tudo isso sem falar da revitalização de unidades de saúde, construção de oito centros médicos (cinco já em funcionamento) e seleção de 180 profissionais para ampliar a cobertura de atendimento. A contratação de cerca de 30 médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos foi decisiva para zerar o déficit de especialistas  na rede local.

REMÉDIO EM CASA

 Inédito em Pernambuco, o Programa Remédio em Casa está beneficiando milhares de moradores do Paulista. As pessoas cadastradas na iniciativa, recebem medicamentos em domicílio. Os remédios disponibilizados pela Secretaria de Saúde da cidade são usados por pacientes com diabetes, hipertensão e colesterol alto.

A dinâmica de funcionamento é simples: o usuário do SUS procura a unidade de saúde mais próxima de casa, faz uma avaliação médica e, em seguida, aguarda a entrega dos remédios para uso num período de três meses.

Um motoboy da prefeitura deixa os medicamentos gratuitamente no endereço fornecido pelo paciente. Para receber uma nova remessa, o usuário precisa voltar ao posto de saúde para uma reavaliação médica - o que acaba criando o hábito involuntário do check-up periódico. O programa tornou-se referência no atendimento à população.

A implantação do Remédio em Casa é uma grande conquista para os moradores da cidade. Eles, inclusive, deixaram de frequentar as filas nas unidades de saúde para obter medicamento. O governo municipal, por sua vez, passou a controlar ainda mais o estoque, evitando a destinação incorreta e beneficiando realmente as pessoas que mais precisam.

LESGISLAÇÃO – O Remédio em Casa passou a ser Lei municipal em 2015. A matéria de autoria do Poder Executivo foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. Agora, todo gestor municipal da Saúde terá a obrigação de destinar recursos do tesouro para a manutenção do programa, o que garante a continuidade do atendimento às pessoas inscritas no serviço.

                                                            SEGUE CUIDANDO

A Secretaria de Saúde passou a oferecer transporte gratuito e adequado aos pacientes que necessitam se deslocar para outras cidades onde recebem tratamento médico especializado. O trabalho é voltado para quem faz sessões de hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia.  

Denominado Segue Cuidando, o serviço dispõe de cinco vans, sendo uma adaptada para pessoas com deficiência. Os usuários do programa recebem um cartão de identificação magnético. O dispositivo possibilita que a prefeitura monitore o horário de embarque e desembarque do público beneficiado e acompanhe o desempenho do condutor. O mecanismo permite que a coordenação do serviço verifique se o motorista respeita os roteiros e cumpre os horários estabelecidos pelas clínicas.

A iniciativa se tornou referência no atendimento à população do município porque viabiliza que o paciente chegue ao local de tratamento nos dias e horários agendados. O trabalho é fundamental para que o usuário não enfrente interrupções nos procedimentos por falta de dinheiro para o transporte ou até mesmo pela dificuldade de deslocamento.

                       CONSTRUÇÃO E REFORMA DE UNIDADES DE SAÚDE

Pautada como um dos pilares da administração municipal, a saúde continua recebendo grandes investimentos. Parte dos recursos tem transformado a rede local num ambiente ainda mais confortável e acolhedor, beneficiando moradores e profissionais da área. Ao longo da atual gestão, o poder público municipal restaurou mais de 20 unidades, entre postos de saúde e policlínicas.

A revitalização contempla toda a estrutura dos imóveis. As unidades também recebem novos mobiliários e equipamentos, garantindo assistência integral e de qualidade aos usuários.

A construção de novos centros médicos também norteia as atividades na área da saúde. A prefeitura já entregou cinco novas unidades à população. Maria Farinha, Jardim Paulista Alto, Alameda Paulista/Conjunto Antônio Maria, Maranguape II, e comunidade Dom Hélder foram as primeiras localidades contempladas com os novos postos.

Em outros três bairros, as obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão em fase de acabamento. Quando passar a funcionar, esses novos prédios terão capacidade para atender mais de 30 mil pessoas em diversos tipos de procedimentos.

O Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (CEAMP) também passou por um amplo serviço de recuperação e ganhou novos equipamentos. A capacidade de atendimento da unidade passou de oito mil exames mensais para 40 mil.

                                                            ATENDIMENTO DA VISÃO

A renovação do contrato com o Centro da Visão de Pernambuco (Cevip) foi uma das medidas fundamentais tomadas pelo atual gestão. O Cevip oferece 2.400 consultas e até quatro mil exames por mês, beneficiando toda a população da cidade. Crianças a partir dos cinco anos de idade também são atendidas.

Para ter acesso às consultas com dia e hora marcadas, o paciente deve buscar um encaminhamento em uma Policlínica ou numa Unidade de Saúde da Família (USF).

PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO

O equilíbrio do corpo e da mente é capaz de prevenir uma série de doenças que acometem principalmente o público da terceira idade. Pensando nisso, a prefeitura intensificou o Programa Saúde em Movimento. A ação oferece atividades físicas gratuitas para idosos atendidos nas unidades da rede municipal. Atualmente, 26 polos funcionam na cidade, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas.

Com o programa, a população passou a contar com uma ferramenta importante para a qualidade de vida e a manutenção da autoestima. A prática de exercícios torna o dia a dia mais saudável e possibilita que os participantes tenham menores chances de desenvolver doenças consideradas crônicas, como: diabetes, hipertensão e colesterol alto.

As aulas, que acontecem em quadras esportivas, pátios de igrejas, praças públicas e associações de moradores, são coordenadas por profissionais da área de educação física.

SERVIÇO DE URGÊNCIA

Considerado um dos mais bem estruturados da Região Metropolitana do Recife, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Paulista ganhou o reforço de uma motolância. Com a chegada do veículo, o tempo médio de socorro às vitimas foi reduzido pela metade, ampliando as chances de sobrevivência dos usuários que se encontram em situação de risco de vida. A motolância realiza mensalmente mais de 200 atendimentos.

O veículo dispõe de desfibrilador, kit imobilização, suporte de oxigênio e medicações de urgência. O piloto é um técnico de enfermagem da rede municipal com grande experiência no atendimento aos casos mais graves, como acidentes automobilísticos. Chegando ao local mais rápido, o profissional consegue estabilizar a vítima e acionar uma ambulância, que fica responsável pelo transporte até o hospital mais próximo.

Além da motolância, a frota do SAMU municipal conta ainda com quatro ambulâncias, sendo três de atendimento básico e uma UTI móvel, e uma incubadora para socorro de recém-nascidos. 

 

SEDE NOVA – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ganhou um novo endereço. Localizada numa das principais rodovias que cortam a cidade – a PE-22 – a estrutura dispõe de salas de reunião, para repouso, setor administrativo, refeitório, além de copa e banheiros. O espaço também conta com um amplo pátio para as viaturas.

                                          

 

 

 


Imagens:

Compartilhe: