PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista faz ação de prevenção à tuberculose na Mirueira

Saúde | 27/11/2015

Saúde do Paulista faz ação de prevenção à tuberculose na Mirueira

Os moradores do bairro da Mirueira participaram nesta sexta-feira (27.11) de um mutirão de saúde promovido pela Prefeitura do Paulista. A ação, que ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, teve como principal foco a prevenção à tuberculose. O público que compareceu ao local pode realizar a baciloscopia (exame do escarro), teste rápido de HIV E Sífilis.

Ao todo, foram realizados 50 exames, sendo detectados cinco casos suspeitos, que se forem confirmados serão encaminhados para tratamento na própria unidade. Segundo o clínico geral, Jorge Ximenes, responsável pelo atendimento, a prevenção e diagnóstico precoce da doença são fundamentais. “A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, é imprescindível que a população saiba como ela pode ser transmitida, e conheça seus principais sintomas, quanto mais cedo ela for detectada, maiores são as chances de cura”, enfatizou.

O pedreiro, Edvaldo da Silva, 52 anos, foi incentivado pela esposa a fazer o exame. “Minha mulher insistiu pra que eu fizesse, e realmente vi como é importante prevenir para que amanhã não sejamos pegos de surpresa”, frisou.

Durante a iniciativa, houve também uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul. O trabalho foi coordenado pela equipe da unidade do bairro, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa DST/AIDS do município.