PAULISTA > Notícias > Profissionais da saúde participam de capacitação sobre hanseníase

Saúde | 22/10/2015

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre hanseníase

“A hanseníase é uma doença contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A doença não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada”. Foi através dessa explicação que a gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Márcia Drechsler, deu início a Oficina sobre Hanseníase, realizada na tarde desta quinta-feira (22.10), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro da cidade. Cerca de 50 profissionais de saúde participaram da capacitação.

Durante o evento, o público recebeu orientações sobre como identificar a doença. As pessoas que procurarem as unidades básicas de saúde com formigamento, dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade, poderão realizar exames para detectar a enfermidade. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos.

Em 2014, o município do Paulista registrou 54 casos da doença. Até este mês de outubro, o número contabilizado pela Secretaria de Saúde é de 49. O exame para diagnosticar a hanseníase é oferecido na rede municipal. Caso seja constatada a enfermidade, o paciente será encaminhado ao centro médico referência no tratamento. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for identificada a doença.

De acordo com Ana Márcia Drechsler a administração municipal vem desenvolvendo diversas ações para prevenir e ajudar na descoberta da doença. “Além de desenvolver iniciativas como O Dia da Mancha onde todas as pessoas com manchas suspeitas espalhadas pelo corpo foram avaliadas, a prefeitura está capacitando os profissionais da rede para melhor atender a população. Por isso recomendamos que as pessoas procurem os postos de saúde mais próximo de casa”, disse.