PAULISTA > Notícias > Alunos são premiados durante o 2º Encontro do Programa Saúde na Escola

Educação | 22/10/2015

Alunos são premiados durante o 2º Encontro do Programa Saúde na Escola

O Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, ficou lotado nesta quinta-feira (22.10) durante a cerimônia de encerramento do 2º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE). Alunos de 24 unidades de ensino da rede municipal participaram do evento, encenando peças teatrais sobre temas ligados à saúde. Os assuntos escolhidos nas apresentações foram abordados em sala de aula ao longo do ano por professores, enfermeiros, técnicos e gestores das duas áreas. Todos os participantes do encontro receberam medalhas.

O destaque ficou por conta dos alunos das escolas municipais Irmã Assunta, em Maria Farinha; Presidente Kennedy, em Jardim Paulista; e Frei Guido, na Mirueira; que conquistaram, respectivamente, os três lugares no pódio. A unidade de ensino vencedora apresentou um espetáculo sobre os prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente.

O estudante da Escola Irmã Assunta, Genivaldo Nunes, 9 anos, estava muito feliz pela vitória. O aprendizado em sala de aula também foi uma grande conquista. “Temos que cuidar bastante do meio ambiente. Não podemos sujar as ruas, nem as matas, nem os rios. Se a gente suja o planeta podemos pegar muitas doenças”, comentou.

Satisfeito com o desempenho do PSE na rede local, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, aproveitou o evento para anunciar a ampliação do programa. “Seguindo determinação do prefeito Junior Matuto vamos aumentar o número de escolas beneficiadas pela iniciativa. Atualmente, 21 unidades e quatro creches estão engajadas no PSE. Até o mês de dezembro, vamos implantar o programa em outras 12 escolas, totalizando 36 unidades”, frisou.

O Programa Saúde na Escola beneficia atualmente mais de seis mil estudantes da rede municipal com idade entre nove e 19 anos. Os alunos apreendem a cuidar da saúde no ambiente escolar e se transformam em multiplicadores de informações dentro da comunidade. A ideia da iniciativa é tornar a escola um ambiente ideal para a promoção da saúde.