PAULISTA > Notícias > Paulista segue com atividades em alusão ao Outubro Rosa

Saúde | 16/10/2015

Paulista segue com atividades em alusão ao Outubro Rosa

O mês de outubro é nacionalmente conhecido pelo alerta e conscientização as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista segue firme promovendo ações de saúde em alusão ao “Outubro Rosa”. Na manhã desta sexta-feira (16.10) cerca de 80 mulheres compareceram à Praça João XXIII, Centro da cidade, para participarem das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o evento o público feminino realizou exames de mamografia, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, além de participarem de encenações artísticas e palestras acerca do tema. A dona de casa Maria das Neves (59) estava feliz em ter conseguido realizar com rapidez o exame de mama.  “Cheguei aqui e em cinco minutos fui atendida. Acho bastante útil o programa Outubro Rosa, pois ele nos ajuda a lembrar de que precisamos nos cuidar e estar sempre em alerta aos sinais do nosso próprio corpo”, explicou.

“Essa iniciativa é bastante importante para nós mulheres, além de ser muito acessível aos moradores da cidade. Sempre participo e procuro fazer todos os testes que a ação oferece. É sempre bom se cuidar e acabar com nossas dúvidas”, ressaltou a estudante Daniela Batista (19).

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Mirelle Albuquerque, é essencial que todos os municípios promovam atividades destacando essa iniciativa tão importante que é o “Outubro Rosa”.  “O câncer de mama é uma das doenças que mais matam atualmente e atinge não só as mulheres, como também os homens. Muitas vezes essas pessoas relaxam e não se cuidam como deveriam. Nosso intuito é alertar, conscientizar e principalmente realizar de forma gratuita os exames na população”,completou.

As unidades móveis do Amigo do Peito e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estiveram presentes no local. A atividade contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde da USF Fragoso I. As mulheres que ainda não realizaram os exames podem comparecer, neste domingo (18.10), na Associação de Maranguape I, das 8h às 12h.