AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 05/02/2026 - Administração das Regionais
0:00
Paulista avança com reforma do Mercado da Beira Mar e inicia realocação de materiais dos comerciantes

Por Geraldo Moreira


A obra de reforma do Mercado Público Vereador João Fonseca, conhecido como Mercado da Beira Mar, localizado no Conjunto Beira Mar, segue em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Administração das Regionais, iniciou a realocação dos materiais dos locatários para um local seguro, em razão das intervenções estruturais que serão realizadas nos boxes.

De acordo com o superintendente de Manutenção da Secretaria de Administração das Regionais, Eliel Azevedo, todo o processo foi previamente alinhado com os comerciantes.

“Dialogamos com todo o pessoal que está dentro do mercado e fornecemos um lugar seguro para eles colocarem suas mercadorias. Alguns deles preferiram levar para casa e outros nos indicaram o lugar que eles preferiram. E aqueles comerciantes que não foram localizados, vamos abrir os boxes, retirar e catalogar os produtos e guardar tudo no galpão da secretaria de Serviços Públicos dando um prazo para que os donos possam fazer a retirada”, explicou.

O secretário de Administração das Regionais, Jaime Domingos, ressaltou que o equipamento nunca havia passado por uma manutenção significativa ao longo de mais de duas décadas.

“O mercado já tem mais de 20 anos e nunca foi feita uma manutenção. O governo Ramos vem reformando não só este, mas outros equipamentos, como a feira de Maranguape II, os Mercados de Jardim Paulista e Paratibe, e agora vamos iniciar essa obra em parceria. A previsão é que, no máximo até abril, o mercado esteja pronto para ser entregue à população”, informou Jaime.

Comerciante no local há mais de dez anos, Paulo Pereira da Silva, de 56 anos, conhecido como Paulo Sapateiro, demonstrou otimismo com as melhorias.

“Vai melhorar e muito essa reforma aqui. Eu tenho cliente que mora em Maria Farinha ou em outros lugares e não quer entrar aqui, porque o mercado está abandonado. Agradeço à prefeitura por ter lembrado da gente aqui deste mercado, que estávamos esquecidos pelas gestões anteriores”, declarou.

A expectativa também é compartilhada pelos moradores do entorno. O aposentado Arnaldo Melo, de 67 anos, que reside em frente ao mercado, acredita que a reforma vai trazer mais segurança e qualidade de vida.

“Estou achando ótimo essa reforma. À noite aqui fica tudo deserto e a gente passa sufoco sem nenhuma segurança. Este Mercado estava abandonado, entregue às baratas, como diz o ditado. Agora estamos vendo que estão fazendo a reforma e tenho certeza que vai ficar muito melhor trazendo mais qualidade de vida para todos nós moradores”, comemorou o aposentado.

Depois da requalificação, o Mercado da Beira Mar deve beneficiar comerciantes, consumidores e moradores da região, fortalecendo o comércio local e devolvendo à comunidade um espaço mais moderno, organizado e seguro.


Fotos: Juan Marwin / SEI


Imagens Relacionadas