Por Wagner Santos
O tradicional bloco As Poderosas do Janga celebrou seus 15 anos de história na manhã desta quinta-feira (5), com um animado desfile realizado na orla do Janga, em Paulista. A comemoração reuniu integrantes do grupo, moradores e representantes do poder público, destacando a união entre saúde, movimento, cultura e protagonismo feminino.
Criado a partir das atividades do programa Saúde em Movimento, o bloco se consolidou como um espaço de convivência, fortalecimento físico e emocional das mulheres, especialmente as idosas, aliando exercício físico, cuidado com a saúde mental e manifestações culturais ao longo de todo o ano.
A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda de Ramos, destacou a importância do evento e a emoção de participar pela primeira vez do desfile. “É a primeira vez que estou participando e é muito emocionante chegar aqui e ver a vitalidade dessas mulheres. Além da saúde e do movimento, elas trazem essa alegria do Carnaval. Elas se preparam o ano todo, tanto fisicamente quanto emocionalmente, e se unem para viver esse momento. Isso é muito gratificante e inspirador”, afirmou.
Entre as integrantes do bloco, a corretora Nereide Diniz, de 59 anos, que participa do grupo há 11 anos, reforçou a mensagem de empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher. “Faço parte do grupo Saúde em Movimento e participo todos os anos do bloco As Poderosas do Janga. A mensagem que trago este ano é sobre o combate ao feminicídio. Nós, mulheres, temos direitos, precisamos ter atitudes, escolhas e viver com paz. Amor é conquista. Todo ano eu venho com uma fantasia diferente, porque aqui a gente se sente viva, poderosa e respeitada”, declarou.
Moradora do Janga há mais de 20 anos e integrante do grupo desde o início, a psicóloga Soraia Costa, de 63 anos, ressaltou o papel do bloco no empoderamento e na aceitação do corpo e da identidade feminina. “As Poderosas surgiram para apoiar mulheres que precisavam ser fortalecidas de alguma forma. A gente participa pela saúde, mas também pelo empoderamento. Eu me aceito como sou, cuido da saúde, faço exercício, me alimento bem, mas me reconheço poderosa. Esse grupo é sobre isso: aceitação, força e união”, destacou.
A coordenadora dos programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, Nataly Sousa, explicou que o bloco ultrapassa a prática de atividade física e se tornou um importante espaço de convivência e cultura. “O bloco As Poderosas faz parte de um dos nossos polos aqui no Janga, nas Quatro Torres. Com o tempo, ele se tornou um grande grupo de convivência, promoção da saúde mental e manifestações culturais. Outros grupos e atividades surgiram a partir dele, como o pastoril. Celebrar os 15 anos das Poderosas é celebrar saúde, cultura e a força da mulher pernambucana”, afirmou.
Já a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, destacou o impacto social do grupo e sua atuação na conscientização sobre os direitos das mulheres. “É um grupo majoritariamente formado por mulheres que, há 15 anos, trabalham saúde física e mental. Muitas são idosas e encontram aqui acolhimento, força e propósito. Além disso, elas têm uma atuação muito consciente no combate à violência contra a mulher, conhecem seus direitos e a Lei Maria da Penha. Para o município, é uma enorme satisfação contar com um grupo tão atuante e comprometido”, pontuou.
A comemoração dos 15 anos do bloco também evidenciou os avanços nas políticas públicas voltadas para as mulheres e para a pessoa idosa em Paulista. A gestão municipal tem fortalecido ações integradas que promovem saúde física, saúde mental, convivência social e garantia de direitos, especialmente para mulheres da terceira idade, público historicamente mais vulnerável ao isolamento, à violência e a questões emocionais.
Iniciativas como o Saúde em Movimento, aliadas às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e de valorização do envelhecimento ativo, reforçam o compromisso do município com a inclusão, o cuidado e o protagonismo feminino em todas as fases da vida.
Fotos: Juan Marvin / SEI