Por Adilson Oliveira
Com a finalidade de expandir a cobertura vacinal de cães e gatos no município, a Secretaria de Saúde do Paulista avança com um trabalho itinerante. A ação ocorrerá de porta a porta. Nesta sexta-feira (30), das 8h ao meio-dia, será a vez dos animais de Maria Farinha receberem a vacina. A atividade terá como ponto de partida a Rua Tejipió, pertinho da balsa.
Uma equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorrerá a localidade, realizando a imunização dos pets em domicílio. A vacina é para os animais que ainda não receberam a dose em 2025.
A superintendente de Vigilância em Saúde, a médica veterinária Sílvia Vasco, avisa que poderão ser vacinados os cães e gatos saudáveis a partir dos 3 meses de idade. Os que estiverem doentes, em tratamento ou que passaram, recentemente, por algum procedimento cirúrgico, precisam estar recuperados.
"Paulista alcançou números expressivos de cães e gatos vacinados contra a doença da raiva. Contabilizamos, no ano passado, a imunização de 19.502 animais na pré-campanha e no Dia D. Mesmo com as estatísticas positivas não podemos relaxar. A população precisa ser nossa parceira, permitindo o acesso dos vacinadores em suas casas", comentou Sílvia Vasco.
A veterinária acrescenta ainda que mesmo os pets que não passeam nas ruas devem ser vacinados. O trabalho terá a coordenação do diretor da Vigilância Ambiental, Fred Barros.
Fotos: Beatriz Leite / SEI