AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 21/01/2026 - Obras
0:00
Como foco na educação ambiental, Paulista intensifica rodas de conversa com profissionais de limpeza urbana da orla


Por Cátia Oliveira

Com o objetivo de intensificar iniciativas voltadas a educação ambiental, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista (SEMMA) em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou na manhã da terça-feira(20), próximo ao pontal de Maria Farinha, uma roda de conversa com profissionais da limpeza urbana que atuam na faixa de areia das praias. A iniciativa abordou a coleta e o manejo adequado de resíduos sólidos, preservação ambiental e os cuidados voltados às tartarugas marinhas, que estão em temporada de desova.  


Na ocasião, com foco na preservação do ecossistema costeiro, o coordenador da área das praias da Secretaria de Obras, Geógio Clécio, ressaltou a importância de realizar atividades educativas voltadas ao manejo adequado da coleta de materiais situados tanto na faixa de areia como em trechos de vegetação.


“Os garis são muito importantes tanto para a gestão como para a população e precisamos valorizar esses profissionais bem como trabalhar a conscientização ambiental, pois esses servidores lidam diretamente com o grande público. E, há cerca de um ano, estamos promovendo essas atividades de educação ambiental, que são uma oportunidade de compartilhar várias informações, entre elas a importância de preservar a restinga, que é essa vegetação costeira que fica antes da faixa de areia e protege o litoral contra a erosão das ondas e marés; a relevância do sargaço, que alimenta diversas espécies marinhas, e sobre o período de desova das tartarugas em nossas praias”, explica. 


Conforme Rayza Brasileiro, diretora ambiental do Núcleo de Sustentabilidade da SEMMA, a iniciativa reforça o trabalho de educação ambiental a partir da conscientização sobre a preservação de ecossistemas naturais e da biodiversidade. 


“Hoje fizemos, aqui, essa breve formação com os garis que trabalham na faixa de areia da praia para esclarecermos alguns protocolos ambientais, que incluíram desde a limpeza em áreas de restinga à identificação de ninhos e pegadas de tartarugas marinhas, que estão na temporada reprodutiva. No período, informamos que podem ocorrer muitos óbitos. Nesse sentido, o protocolo é enterrar o animal e comunicar à nossa secretaria, para fazermos uma avaliação bem como o encaminhamento de dados ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (Centro Tamar). O centro é uma das unidades de pesquisa e conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Orientamos também, para em caso de avistarem filhotes ou rastros de tartarugas, nos informarem”, destacou. 


O gari Edgar Viegas Cardoso, de 63 anos, que há 13 trabalha na prefeitura, elogiou a iniciativa. “Achei muito bom receber essas informações porque a gente fica por dentro das coisas, entende o que está acontecendo com os animais, com as tartarugas; entende como preservar o meio ambiente, o olhar da gente já muda. Seria bom se os banhistas e todo mundo recebesse essa mesma formação e tivesse mais consciência”, afirmou. 


Quem também participou da atividade foi ativista ambiental Elayne Muniz, que integra o grupo ‘Maria Farinha Recicla’, iniciativa que trabalha com mutirões de limpeza, plaquinhas educativas, além de reciclagem. “Coletamos plástico, alumínio, o vidro, que é 100% reciclável, entre outros materiais e acionamos a coleta seletiva da Prefeitura, que já nos conhece. Temos, inclusive, em uma das ruas do bairro, um grupo de coleta no whatsapp. Já apresentamos também, importantes projetos que foram implementados”, salientou.

 

Fotos: Juan Mavin


Imagens Relacionadas