PAULISTA > Notícias > Moradores de Arthur Lundgren I já sentem melhorias com dragagem do Rio Paratibe

Obras | 06/10/2015

Moradores de Arthur Lundgren I já sentem melhorias com dragagem do Rio Paratibe

“O que ninguém acreditava, hoje é uma realidade. Moro aqui há mais de 30 anos, e duvidava que fosse aparecer algum prefeito capaz de resolver esse problema. Hoje vejo que a obra está andando e já dando resultado, isso me deixa muito feliz”, comemorou Evaldo Cavalcanti, morador de Arthur Lundgren I,  na manhã desta terça-feira (06.10), durante visita do prefeito Junior Matuto às obras de macrodrenagem do Rio Paratibe, que vai beneficiar mais de 100 mil moradores das áreas ribeirinhas.

Há anos que todos conviviam com os constantes alagamentos e transtornos causados no inverno nos bairros cortados pelo Rio Paratibe. No final de setembro, o Prefeito, junto ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinaram ordem de serviço no valor de R$ 26 milhões para as obras da primeira etapa do desassoreamento do rio.

O trabalho será executado em duas frentes: da Avenida Palmares (Banheiro do Soldado) até a PE-15 e da mesma via até a BR-101. Ao todo, 35 homens estão envolvidos na ação, que conta com o apoio de escavadeiras hidráulicas e caminhões caçamba. O projeto também prevê a construção de duas pontes nas comunidades do Banheiro do Soldado e do Barão.

A exemplo do que acontece em outras obras na cidade, Junior Matuto, tem feito vistorias constantes para acompanhar de perto os trabalhos e garantir o prazo de execução, que é de 12 meses. “Estamos tocando a obra de acordo com a liberação da verba, prevista num cronograma de desembolso, conforme pactuado com o ministro, Mas com esta crise financeira, adotamos a estratégia de acelerar a obra neste trecho da ponte do banheiro do soldado, para ganhar tempo caso haja algum atraso no repasse de recursos do governo federal”, declarou Junior.

O convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional (MI) tem garantido a execução de outras obras no município, algumas, inclusive, já concluídas, como a canalização dos córregos da Avenida "F", em Maranguape II, e da Rua Araxá, na Conceição, além do revestimento do Canal das Tintas, no Centro da cidade. O trabalho de dragagem do canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, eo  desassoreamento do Rio Limoeiro, no bairro do Janga, que já está autorizado e terá início nos próximos meses. O investimento global dessa parceria é de R$ 68 milhões.

Além das ações de macrodrenagem em Paulista, o Ministério da Integração Nacional também liberou recursos para a execução de outras obras importantes como a contenção do avanço do mar nas praias do Janga e Pau Amarelo. O convênio celebrado com a prefeitura assegurou uma verba de R$ 28 milhões para o município. O trabalho nas praias já alcançou os 94% de execução.