Por Adilson Oliveira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a capacitação de profissionais da Rede Municipal para a aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração. Nesta primeira etapa, o treinamento é direcionado aos médicos, com previsão de ampliação para enfermeiros em uma fase posterior.
Após a conclusão do processo de capacitação, o município irá definir os protocolos para a oferta do dispositivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa segue as recomendações do Ministério da Saúde, que orienta a implantação do Implanon, prioritariamente, em mulheres de 14 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social.
O Implanon funciona como um chip anticoncepcional que libera continuamente o hormônio etonogestrel (uma progesterona sintética) sob a pele do braço por até 3 anos.
O mecanismo impede a ovulação e espessa o muco cervical para bloquear espermatozóides, sendo um método de longa duração e alta eficácia. É um dos métodos contraceptivos mais eficazes (mais de 99%).
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher do município, Alice Amaro, a implantação do método está sendo conduzida de forma criteriosa. “Estamos ainda na fase de capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela aplicação do Implanon. Destacamos que tudo vem sendo feito de forma muito planejada, a partir de orientações do Ministério da Saúde”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde reforça que o Implanon não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A inserção e a remoção do dispositivo devem ser realizadas exclusivamente por médico, sob anestesia local, em um procedimento rápido e simples, garantindo segurança e eficácia para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.