Por Taylinne Barret
A Prefeitura de Paulista realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a solenidade de assinatura dos Termos de Colaboração e de Fomento 2026 com as entidades que atuam no atendimento a crianças e adolescentes no município. O evento aconteceu na sede do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paulista (COMCAP) e marcou o fortalecimento das parcerias institucionais voltadas à garantia de direitos e à proteção social.
No primeiro momento da programação, o COMCAP apresentou um balanço das atividades desenvolvidas por meio de relatórios e apresentação em slides, destacando reuniões de planejamento, ações de monitoramento das entidades, articulações intersetoriais e os avanços alcançados na política municipal de atendimento à criança e ao adolescente.
De acordo com o presidente do COMCAP, João Soares, o município conta atualmente com 14 conselheiros, sendo sete governamentais e sete não governamentais, que compõem o pleno do colegiado. Ele também apresentou dados sobre o alcance das ações no município. “Em 2025, considerando as ações conjuntas, atendemos mais de 1.200 famílias, entre crianças e adolescentes. Esse número mostra a importância da rede e do trabalho articulado”, afirmou.
Outro ponto importante abordado foi a captação de recursos por meio de editais externos. “Fomos contemplados em dois editais importantes: um voltado à prevenção às violências e ao trabalho infantil, e outro pelo Programa Amigo de Valor, do Banco Santander. Com isso, vamos atender mais de 150 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, ampliando ações de formação profissional, acompanhamento social e inserção no mercado de trabalho”, explicou João.
Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Social, Amanda de Ramos, ressaltou a importância da atuação integrada entre o Conselho, a Secretaria e as entidades parceiras. “Todas as ações que envolvem a política de atendimento à criança e ao adolescente precisam dessa união. Quando o Conselho, a Secretaria e as instituições caminham juntas, o trabalho ganha força e amplia o alcance do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Isso permite atender cada vez mais famílias”, destacou.
A solenidade também reforçou a importância das instituições que atuam diretamente nas comunidades, como a Casa Herbert de Souza, que desenvolve ações na Comunidade do Tururu, no bairro do Janga, promovendo cidadania e direitos humanos por meio de atividades nas áreas de educação, saúde e cultura.
Com a assinatura dos Termos de Colaboração e de Fomento 2026, a Prefeitura de Paulista reafirma o compromisso com a política de proteção integral à criança e ao adolescente, fortalecendo a rede de atendimento, garantindo a continuidade dos serviços e ampliando as oportunidades de desenvolvimento social, educacional e humano no município.
Na ocasião, também estiveram presentes o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Cícero Delhany; além de representantes das secretarias municipais de Planejamento e Gestão, de Finanças e das entidades que integram a rede socioassistencial.
Fotos: Juan Marvin / SEI