AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 15/01/2026 - Políticas Sociais
0:00
Prefeitura do Paulista realiza ação de acolhimento a pessoas em situação de rua no Centro

Por Cecília Souza


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, realizou, nesta quinta-feira (15), uma ação de abordagem social e acolhimento a pessoas em situação de rua nos arredores da Praça João Pessoa, com encaminhamento ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Dona Aderita, no Centro da cidade.


A iniciativa contou com o apoio das Secretarias de Administração das Regionais e de Desenvolvimento Urbano e garantiu às pessoas acolhidas acesso a refeições, banho, lavanderia, espaço para descanso e acompanhamento social, além de orientações e encaminhamentos para a rede de serviços.


O secretário executivo de Políticas Sobre Drogas, Cícero Delhany, destacou que a ação foi conduzida com cuidado e respeito. “Fizemos a abordagem com muita cautela. Sabemos que é preciso extremo cuidado ao lidar com outro ser humano, especialmente quando está em situação de vulnerabilidade. Ainda hoje será realizada uma reunião com a secretária da pasta para definir os encaminhamentos para a rede de acolhimento”, afirmou.


Segundo o gestor, a iniciativa busca garantir dignidade e proteção. “Essas pessoas estavam vivendo em situação de extrema vulnerabilidade, expostas a diversos riscos. Qualquer pessoa em situação de rua pode procurar o Centro POP e receber o suporte necessário”, completou.


Inaugurado em dezembro de 2025, o Centro POP Dona Aderita oferece três refeições diárias, banho, lavanderia, área de convivência, espaço para descanso, guarda de pertences e acompanhamento psicológico e social. Por meio de parceria com a Secretaria de Saúde, o equipamento também conta com um espaço destinado aos animais de estimação das pessoas atendidas, com vacinação antirrábica e acompanhamento veterinário.


Fotos: Juan Marvin / SEI


Imagens Relacionadas