Por Taylinne Barret
O ano em Paulista começou com incentivo ao cuidado com a saúde e à melhoria da qualidade de vida da população. O Programa Saúde em Movimento, da Secretaria Municipal de Saúde, retomou suas atividades na manhã da última segunda-feira (12), no bairro de Nossa Senhora da Conceição. O projeto oferece aulas gratuitas de ginástica aeróbica, ritmos e outras práticas corporais, conduzidas por profissionais capacitados.
Inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa não se limita à prática de exercícios físicos. O programa tem mostrado resultados no controle de doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, ao mesmo tempo em que se torna um importante apoio no enfrentamento da depressão, da ansiedade e da fobia social, especialmente no período pós-pandemia.
De acordo com a coordenadora dos programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde, Nataly Sousa, que acompanhou de perto a atividade, o início do ano é um período de recomeços e mudanças de hábitos. “É quando muitas pessoas passam a cuidar melhor da alimentação e buscam incluir a atividade física na rotina. O dia de hoje veio justamente para incentivar esse novo começo”, destacou.
Atualmente, o município conta com 21 polos do Saúde em Movimento e sete unidades da Academia da Saúde. Como parte da programação de 2026, o programa atuará no Carnaval, dando suporte a blocos como o Acorda Aurora, Poderosas do Janga, o Baile da Pessoa Idosa e a um novo bloco em Maria Farinha. A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram @saude_em_movimento_paulista.
Fotos: Flávio Alves / SEI