Por Wagner Santos
Com foco na inclusão, na transparência e no fortalecimento das políticas públicas, a Prefeitura do Paulista deu mais um passo importante na área de direitos humanos ao iniciar o planejamento de um portal institucional que irá reunir dados oficiais sobre comunidades tradicionais, povos de terreiros, povos originários e públicos atendidos pelas políticas públicas para as mulheres, e pelas ações sociais do município.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, realizou, na manhã desta quarta-feira (8), uma reunião com o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade, para tratar do alinhamento técnico e estratégico da plataforma voltada aos direitos humanos.
O encontro teve como principal objetivo discutir a institucionalização do mapeamento de comunidades tradicionais, povos de terreiros, povos originários, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas atendidas pelas políticas públicas do município.
De acordo com o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, a iniciativa representa um avanço significativo para a gestão. “Esse mapeamento é fundamental para que o município tenha dados oficiais e confiáveis, permitindo a construção de políticas públicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas com a realidade das populações atendidas”, destacou.
A proposta do portal é centralizar informações institucionais, fortalecendo a base de dados do município e contribuindo diretamente para a formulação, implementação e aprimoramento das políticas públicas, além de ampliar a visibilidade, a transparência e a efetividade das ações voltadas à promoção e à garantia de direitos.