Por Geraldo Moreira
A Sala do Empreendedor do Paulista iniciou as atividades de 2026 a todo o vapor com movimentação positiva já nos primeiros dias de funcionamento. Nesta terça-feira (06), mais de 30 microempreendedores individuais (MEIs) foram atendidos pela equipe que oferece orientação contábil gratuita no local. A ação é resultado de uma articulação entre a gestão municipal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) e o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE).
Entre as principais dúvidas apresentadas pelos empreendedores estão questões relacionadas à dívida ativa, parcelamento do MEI, desenquadramento por falta de pagamento das guias mensais e orientações básicas de gestão. De acordo com o contador e empresário contábil Vinícius Gutierry, muitos problemas surgem por falta de informação no momento da abertura do MEI.
“Muitos empresários abrem o MEI e não sabem que existe uma guia mensal a ser paga. Com isso, acabam sendo desenquadrados e passam para um regime tributário que hoje está acima da realidade dos microempreendedores do Paulista”, explicou Vinícius Gutierry.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Paulista, Raimundo Lopes, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do empreendedorismo local.
“A Sala do Empreendedor é um espaço fundamental para orientar, regularizar e dar dignidade aos nossos microempreendedores. Esse início com grande procura mostra que o serviço atende a uma demanda real da cidade e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do Paulista”, destacou o secretário.
O atendimento especializado com profissionais da contabilidade acontece duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e o Sebrae. A Sala do Empreendedor, localizada na sede da secretaria, na Praça Alberto Lundgren, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, oferecendo suporte contínuo à população.
Fotos: Juan Marwin / SEI