AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 03/12/2025 - Educação
0:00
Poemas de estudantes de Paulista vão circular nos ônibus da RMR com mensagens contra o etarismo e a violência contra a mulher


Por Wagner Santos


A partir deste sábado (6) até o dia 10 de dezembro, usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife vão se deparar com poemas produzidos por alunos da rede municipal de Paulista. As peças fazem parte do concurso “Paulista de Carona com a Poesia”, iniciativa que estimula a produção literária entre jovens e, neste ano, aborda dois temas urgentes: o etarismo e o combate à violência contra a mulher.


A ação ganha ainda mais relevância porque, no dia 6 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Nesta mesma data, entram em circulação os poemas que tratam diretamente da violência de gênero, reforçando a importância do engajamento masculino na prevenção e no enfrentamento às agressões.


O contexto também torna a pauta sensível e necessária: na última semana, um caso de feminicídio por incêndio chocou a região, reacendendo o alerta sobre a urgência de políticas públicas, conscientização e ações educativas que contribuam para a redução da violência contra as mulheres.


Além da circulação nos ônibus, os poemas selecionados também serão publicados em um livro especial, que será distribuído nas escolas da rede pública municipal de Paulista. A proposta é garantir que o conteúdo produzido pelos estudantes siga inspirando debates e atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.


Os autores dos poemas serão premiados no dia 17 de dezembro, durante a cerimônia oficial do concurso Paulista de Carona com a Poesia. O evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria de Educação, reunindo alunos, professores, familiares e gestores da rede.


Segundo a organização do concurso, a iniciativa busca transformar o trajeto diário dos passageiros em um momento de reflexão. Além de valorizar a produção artística dos estudantes, pretende ampliar o debate sobre preconceitos e violências estruturais presentes no cotidiano.


A circulação dos poemas deve atingir um grande público, já que os ônibus contemplados atendem diferentes municípios da Região Metropolitana, levando a mensagem dos estudantes a milhares de pessoas ao longo dos cinco dias de ação.


De acordo com a organização, os poemas também serão publicados em um livro, que será distribuído para as escolas públicas do município. Os autores, alunos das escolas municipais, serão premiados no dia 17/12, na cerimônia do concurso Paulista de Carona com a Poesia, às 9h, no auditório da SEEPA. 

Imagens Relacionadas