Por Cátia Oliveira
Paulista marca presença no Encontro Nacional de Popularização da Ciência e de Coordenadores Estaduais do Programa Mais Ciência na Escola, por meio da equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O evento, que iniciou na terça-feira (2), em Brasília (DF), e segue até o próximo dia 4, visa fortalecer a popularização da ciência no Brasil, promovendo troca de experiências, alinhamento técnico e integração entre gestores, coordenadores e instituições que desenvolvem projetos científicos.
A atividade, que nesta quarta-feira (3) contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reúne gestores, coordenadores e instituições de todo o país que executam ações financiadas pelos programas nacionais de incentivo à popularização da ciência. De acordo com a coordenadora do NSU, Jô Cavalcanti, o evento tem grande relevância para o fortalecimento das políticas públicas locais de educação ambiental, inovação e para a difusão científica.
“O encontro é muito importante para instituições de todo o país que executam ações financiadas pelos programas nacionais de incentivo à popularização da ciência, pois promovem um ambiente estratégico para troca de experiências, aprimoramento técnico e alinhamento com as principais diretrizes nacionais”, explicou a coordenadora.
No âmbito de programas aprovados, Paulista conta com duas importantes iniciativas: o projeto Feira de Ciências e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A primeira possibilitou a realização da 1ª Feira do Meio Ambiente do Paulista, em 24 de outubro, mobilizando estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, com foco na sustentabilidade urbana. A segunda, viabilizou a V Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada também em outubro, entre os dias 21 e 24, e no dia 8 de novembro. A ação envolveu escolas, universidades, instituições parceiras e municípios como Paudalho, Igarassu e Itapissuma.
O encontro nacional, que abriu espaço para grupos de trabalhos temáticos e regionais, realizou ainda entre os painéis o Balanço da Implementação do Programa Nacional de Popularização da Ciência e Análise da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência.
Foto: Cortesia