Por Antonio Assis
A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), por meio da Gerência de Gestão Escolar, avançou no cronograma de posse dos novos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino para o biênio 2025-2027. As cerimônias ocorreram entre 26 de novembro e 2 de dezembro, contemplando diferentes unidades de ensino e reunindo gestores, professores, estudantes, familiares e representantes da comunidade.
Nesta terça-feira (02), a Escola Paulo Freire, no Janga, promoveu o ato de posse de seus novos conselheiros. A agenda teve início na quarta-feira (26), na Escola Zulima Pinho Alves, em Jardim Paulista. No dia seguinte (27), foi a vez do Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMEDI) Tio Roberto oficializar seus representantes.
Os eventos foram marcados pela entrega de certificados aos conselheiros eleitos e pela presença da equipe técnica da SEEPA, que reforçou o apoio às unidades durante o processo de implantação e fortalecimento dos colegiados.
A eleição e posse seguem as diretrizes da Lei Municipal nº 4.521/2015, que regulamenta o funcionamento dos Conselhos Escolares no município. A iniciativa consolida a gestão democrática, ao ampliar a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas, administrativas e financeiras.
Durante as solenidades, diferentes segmentos ressaltaram a importância da atuação coletiva no cotidiano escolar. A professora Tatiana Angelita, eleita presidente do Conselho Escolar do CEMEDI Tio Roberto, que a formação do conselho é muito importante para deliberar muitas decisões da escola de forma justa e democrática. “É ouvindo todas as partes que conseguimos construir uma escola de qualidade para nossos alunos. Como funcionária pública, esse é o nosso compromisso”, pontuou.
Representando a comunidade da Escola Zulima Pinho Alves, Alice Cardoso destacou a importância da iniciativa, que vai aproximar a comunidade da gestão escolar. “É muito importante porque a comunidade vai estar presente. Vamos poder trabalhar junto com a gestão e buscar melhorias para a escola. Essa parceria é a melhor coisa que existe”, disse.
Na Escola Paulo Freire, a cerimônia contou com representantes de todos os segmentos. A diretora Elivânia Fernandes ressaltou que a consolidação do conselho fortalece o projeto pedagógico e estreita a relação entre escola, estudantes e famílias.
Com a posse dos novos Conselhos Escolares, o município reafirma o compromisso com uma gestão que valoriza o diálogo, transparência e participação direta da comunidade. Os colegiados atuarão contribuindo para decisões essenciais ao desenvolvimento das unidades de ensino.
Fotos: Renato Ramo e Gerson Nascimento/SEI