AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 02/12/2025 - Infraestrutura
0:00
Paulista segue avançando na construção de muro de arrimo em Arthur Lundgren II

Por Cátia Oliveira

As obras do muro de arrimo no bairro de Arthur Lundgren II seguem agora para o segundo trecho, que constitui uma nova camada de contenção em pedras rachão e concreto. O projeto, executado pela Secretaria de Infraestrutura, visa prevenir deslizamentos de terra, proteger as edificações e promover melhoria da mobilidade da população local.


Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Severino Ramos esteve no local e vistoriou o andamento da execução da obra, que contempla a edificação de um muro de arrimo com mais de 136 metros de extensão, beneficiando diretamente cerca de 270 moradores das ruas Santa Maria da Boa Vista, Travessa Surubim, Avenida Paulista, além da Avenida Floresta.

Na ocasião, o gestor dialogou com moradores e ressaltou que esta é uma obra transformadora. “Com a construção desse muro de arrimo, a gestão municipal vai promover a segurança da população que mora em áreas de encostas, evitando o risco de desmoronamentos, garantindo a estabilidade das residências, e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Para mim, é a realização de um sonho que uma obra importante como essa saia do papel”, comemorou o prefeito Ramos.

A obra, iniciada em abril deste ano de 2025, além da implantação de muros de contenção, visa a construção de canaletas de concreto para escoamento de águas pluviais juntamente com caixas de drenagem, bem como pavimentação da via superior, localizada na parte de cima da construção.

O engenheiro Edvaldo Soares, fiscal de obras da Secretaria de Infraestrutura, ressalta o avanço que a obra representa em termos de segurança e qualidade de vida para a comunidade. De acordo com ele, nessa nova parte da edificação, já foram quase 30 metros de muro construído, praticamente a mesma extensão do primeiro trecho já finalizado.

“Após realizar a estabilização do talude, ou seja dessa segunda camada da encosta, seguiremos para as outras etapas. E é importante ressaltar que a obra além de contenção de encostas irá proporcionar melhorias diretas na segurança e na qualidade de vida dos moradores da região, reduzindo o risco de deslizamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas, garantindo maior proteção às residências e aos moradores”, destacou o engenheiro.

Para a estudante Dandara Evelin Freitas da Costa, de 20 anos, moradora do bairro, a iniciativa trará benefícios importantes para a toda a localidade. “Acho  que a obra vai trazer uma melhoria bastante significativa tanto para quem mora aqui embaixo quanto para quem mora na parte de cima do bairro, porque vão fazer uma pista na parte alta. Vai ser bom também porque antes o pessoal jogava muito lixo ali na barreira e ficava acumulando embaixo, com o muro acho que isso não vai acontecer mais”, salientou a estudante.

O projeto, que conta com um investimento de mais de R$ 1,2 mi, fruto da parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Desenvolvimento e Sustentabilidade, tem previsão de término em abril de 2026.

Fotos: Fabiano Alves







Imagens Relacionadas