Por Antonio Assis
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou, nesta quinta-feira (27), um encontro formativo com professores (as) dos grupos III e IV, Anos Finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é voltada à discussão de Direitos Humanos e das narrativas que atravessam a trajetória dos sujeitos da modalidade em seus territórios. A atividade integrou o Pacto pela Aprendizagem.
O encontro teve como objetivo central refletir sobre o perfil diverso dos estudantes da EJA, reconhecendo histórias de vida marcadas pelo trabalho, pelos desafios sociais e pela necessidade de políticas educacionais que valorizem suas trajetórias. A partir dessa compreensão, os formadores estimularam os participantes a pensarem práticas pedagógicas que fortaleçam a formação cidadã e promovam inclusão e equidade.
Durante a abertura, os educadores foram provocados por questões como: “Quem são os educandos da EJA?” e “Quais são os seus sonhos?”, incentivando uma reflexão sensível sobre a pluralidade de experiências que chegam às salas de aula.
A formação também aprofundou o debate sobre o direito a uma vida justa, conectando diferentes áreas do currículo para evidenciar tanto os processos que estruturam uma vida mais digna quanto aqueles que mantêm desigualdades e negam direitos básicos, entre eles, o próprio acesso à educação.
Os participantes discutiram como integrar, no cotidiano escolar, princípios dos Direitos Humanos capazes de promover uma educação mais crítica, emancipatória e inclusiva. A proposta reforça o compromisso da rede municipal com uma pedagogia que reconheça o estudante da EJA como sujeito de direitos, valorizando suas vivências e protagonismo.