AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 25/11/2025 - Cultura
0:00
Festival Paulista pelo Clima leva oficina audiovisual e ações de conscientização à EREM Radialista Luiz Queiroga

Por Priscila Silva 

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou na tarde de segunda-feira (24) uma oficina audiovisual na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Radialista Luiz Queiroga, em Jardim Paulista. A atividade integra o cronograma formativo do Festival Paulista pelo Clima, Resistência Cultural e Consciência Climática, que articula educação, cultura e sustentabilidade com foco no protagonismo juvenil.

A apresentação foi conduzida por Ranielle Vital, presidente do Instituto Toró — Clima, Tecnologia e Cultura e idealizadora do projeto. Ela destacou a importância de aproximar cultura e educação ambiental nas escolas, criando espaços de troca entre estudantes e agentes culturais. “Trabalhar a educação ambiental com os jovens e unir cultura e sustentabilidade dentro da escola é fundamental”, afirmou Vital.

A iniciativa, aprovada como mostra cultural pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), oferece uma série de oficinas, palestras e atividades voltadas à sustentabilidade e à valorização da cultura local. Entre os temas trabalhados estão produção audiovisual, gestão de resíduos sólidos e orgânicos, percussão e negócios sustentáveis (ESG).

Para o assistente de gestão da escola, Sérgio Vanderlei Braga Soares, o projeto tem impacto direto na formação dos estudantes. “Eles podem relacionar os estudos com a cultura e com uma necessidade atual: a preservação do meio ambiente. Queremos estimular atitudes renovadoras que unam sustentabilidade, desenvolvimento e projetos pessoais”, destacou.

A programação contou ainda com a Oficina de Produção Audiovisual, ministrada por Mariana Bernardo, que ressaltou o estímulo a reflexões sobre território, cultura e meio ambiente, além do desenvolvimento de habilidades técnicas para futuras produções. “Vamos elaborar roteiros para curtas-metragens; o engajamento dos estudantes tem sido muito positivo”, disse Mariana.

Próximas atividades

-  ⁠25, às 13h30, oficina de percussão com Pedro Ferreira e palestra “Paulista Empreende: Economia Criativa Local com foco em ESG”, na EREM Radialista Luiz Queiroga.

-  ⁠26, às 14h: palestra “Cultura como Ferramenta de Resistência e Conscientização Climática na cidade do Paulista”, no IFPE Campus Paulista.

-  27, às 19h30, palestra "Paulista Empreende: Economia Criativa Local com foco em E.S.G (Ambiental, Social e Governança)”, na EREM Radialista Luiz Queiroga

-  ⁠12 e 13 de dezembro, às 18h, na Praça da Paixão, em Jardim Paulista — cinema ao ar livre, mostra audiovisual aberta ao público, feira de empreendedorismo e apresentações culturais, com grupos de coco e afoxé.

Combinando educação ambiental, arte, tecnologia e cultura popular, o Festival Paulista pelo Clima segue ampliando o debate sobre clima e cultura e incentivando a participação da juventude nas pautas municipais. Para mais informações, contatar a Secretaria de Turismo e Cultura do Paulista.

Fotos: Juan Marvin / SEI 

Imagens Relacionadas