Por Renata Luna
Encerrando a programação do Mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira (28), das 8h às 16h, o município do Paulista promove mais uma edição do “Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros”. A iniciativa valoriza o papel social dos povos tradicionais de terreiro e reconhece esses espaços como territórios de cuidado, acolhimento e organização comunitária. A atividade será realizada no Tenda da Mestra Paulina (Yalorixá Viveca de Oxum), localizado na Rua Solidão, nº 138, em Pau Amarelo.
A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde. Durante o evento, o público terá acesso a diversos serviços gratuitos, como consultas com cardiologista e psiquiatra, vacinação humana e realização de citologia. Também haverá emissão da carteira de identidade, cadastro no CadÚnico, solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
O projeto Àṣẹ Porã é fruto da parceria entre a Superintendência de Direitos Humanos, a Diretoria de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR/Paulista). A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em enfrentar todas as formas de intolerância religiosa e promover a equidade, reconhecendo as comunidades de matriz africana e afro-indígena como protagonistas na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
Fotos: SEI