Por Renata Luna
Com muita atividade física e participação popular, a manhã desta quarta-feira (19) foi de grande mobilização na Praça Aníbal Fernandes, em Jardim Paulista Baixo. O espaço ficou lotado com os integrantes do programa Saúde em Movimento, da Secretaria de Saúde do Paulista, durante mais uma ação da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. O encontro reuniu usuários de vários polos que fazem parte da Academia da Saúde e do Saúde em Movimento.
Entre os participantes estava o aposentado Miro José Alves, de 72 anos, que compartilhou sua experiência com a importância do cuidado contínuo. “Fiz uma cirurgia de hérnia no lado esquerdo há três anos e, há sete meses e meio, passei por uma cirurgia de próstata. Agora, no dia 18, vou fazer outra cirurgia de hérnia, completando dez anos desde a primeira. Achei muito bacana porque, na sala em que eu estava, com mais de 25 pessoas, o médico comentou: ‘É muito bom o exemplo de Miro. Ele está sempre aqui cuidando da saúde: dos dentes, do coração, de tudo’”.
De acordo com o Profissional de Educação Física Afonso Vinícius, que faz parte da Política de Saúde do Homem do município, a iniciativa busca fortalecer a informação e o cuidado.
“O objetivo é reunirmos os polos para reforçar essa temática tão importante, que é o Novembro Azul. Sabemos que a maior parte do nosso público é composta por mulheres, mas levar informações sobre prevenção do câncer de próstata e sobre a saúde do homem para familiares e amigos tem um impacto muito positivo. Em nossos polos, trabalhamos tanto com a promoção da atividade física quanto com a educação em saúde. Acreditamos que, à medida que os munícipes de Paulista compreendem melhor o processo de saúde, adoecimento, prevenção e promoção, eles conseguem se cuidar mais e desenvolver um olhar integral para sua própria saúde”, destacou o profissional.
Atualmente, o município conta com 21 polos do programa Saúde em Movimento e sete unidades da Academia da Saúde, oferecendo atividades gratuitas e abertas a toda população. As ações do Novembro Azul seguem reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e da busca por uma vida mais saudável.
Fotos: Flávio Alves.