Por Priscila Silva
A Prefeitura do Paulista publicou, nesta segunda-feira (17), o Decreto Municipal 232/2025, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta do município na próxima sexta-feira (21). A medida considera o feriado nacional da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, 20 de novembro.
As determinações do decreto não se aplicam aos serviços considerados essenciais, garantindo pleno funcionamento dos atendimentos indispensáveis, especialmente os de emergência.
Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra
Apesar do ponto facultativo em diversos setores da administração municipal, alguns serviços essenciais funcionarão normalmente. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços públicos, a coleta de lixo seguirá o cronograma habitual em todos os bairros, sem interrupções.
A Secretária de Finanças não vai abrir na quinta-feira (20), já na sexta-feira (21) e no sábado (22), funcionará em horário especial das 9h às 15h.
Na saúde, A Policlínica Torres Galvão (PTG), localizada na Avenida Marechal Floriano, no Centro, funcionará 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha, no Janga. Na quinta (20) e sexta-feira (21), não haverá vacinação no polo fixo localizado no Paulista North Way Shopping. O atendimento retornará no sábado (22), das 9h às 16h e na segunda-feira (24), o atendimento é das 9h às 21h.
O comércio local estará aberto, com funcionamento regular ao longo do dia. Lojas, serviços e pequenos estabelecimentos poderão atender o público conforme seus horários específicos. Já as feiras livres também funcionarão normalmente, permitindo que os consumidores façam suas compras com tranquilidade.