AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 18/11/2025 - Educação
0:00
Educação Antirracista em Movimento é tema de apresentação da Secretaria de Educação do Paulista no evento SERNEGRA 2025

Por Antonio Assis


Representando a cidade do Paulista, a Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), participou, entre os dias 11 e 13 de novembro, de mais uma edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raças dos Institutos Federais (SERNEGRA) 2025. Com o tema: “Mulheres Negras e Democratização do País”, a iniciativa foi realizada no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE), no Recife.


O SERNEGRA é considerado como um dos principais eventos nacionais marcados pelo debate qualificado sobre educação, democracia e relações étnico-raciais. A proposta é a de reconhecer e valorizar a atuação histórica e contemporânea das mulheres negras na construção de uma sociedade mais plural, justa e comprometida com a equidade racial e de gênero. 


Durante o evento, a Coordenação de Direitos Humanos, Gênero e Étnico-Racial da SEEPA apresentou o trabalho “Educação Antirracista em Movimento: Relato dos Ciclos Formativos na Rede Municipal do Paulista”. A apresentação dialogou com referenciais como Cavalleiro (2000), Gomes (2010) e Freire (1996), além de destacar o alinhamento com as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e com a BNCC.


Em uma das mesas, a coordenadora Débora Nascimento destacou o papel da formação continuada na rede municipal e a importância da presença das escolas públicas nesses espaços de diálogo acadêmico e científico.


“No SERNEGRA, nós escutamos falas significativas, reflexões profundas, que reafirmam a importância do recorte étnico-racial. Espero que este momento continue nos inspirando intensamente, e que possamos levar todos os aprendizados para o município do Paulista. Estamos plantando sementes para que, no futuro, nossos estudantes estejam aqui também, apresentando seus trabalhos, fortalecendo a produção de conhecimento e fazendo o futuro acontecer”, ressaltou.


Entre rodas de conversa, apresentações culturais e debates interseccionais, o SERNEGRA 2025 reafirmou seu compromisso com a construção de uma educação antirracista, crítica e transformadora. Para a equipe do Paulista, participar da programação representa fortalecer vínculos, ampliar repertórios e reafirmar a defesa de práticas educativas que combatam desigualdades e promovam justiça social.


Criado em 2012, o encontro consolidou-se, desde 2016, como iniciativa itinerante entre os Institutos Federais, reunindo educadores, estudantes, pesquisadores e movimentos sociais para discutir questões estruturais que atravessam o país.

Imagens Relacionadas