AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 13/11/2025 - Educação
0:00
Paulista encerra semana de formação voltada à nova disciplina de Educação Digital e Inovação

Por Antonio Assis


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), encerrou, nesta quinta-feira (13), mais uma etapa das formações pedagógicas voltadas aos professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais da rede municipal de ensino. Os encontros, realizados ao longo da semana no auditório da SEEPA, tiveram como foco a implementação da nova disciplina Educação Digital e Inovação que passa a integrar o currículo escolar da rede municipal de ensino a partir de 2026.


Durante as atividades, os docentes participaram de oficinas práticas e interativas sobre os três eixos da BNCC computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. A formação contemplou professores das turmas de 1º, 3° e 4º ano, integrando o conjunto de ações do programa Paulista Alfabetiza+, voltado ao fortalecimento do ensino e a melhoria dos índices alfabetizadores do município.


As oficinas destacaram a importância de inserir conceitos tecnológicos no cotidiano escolar de forma criativa e acessível. Dinâmicas como o “Algoritmo do Café da Manhã” demonstraram como as rotinas diárias podem ser associadas ao raciocínio lógico, ajudando a compreender a base do pensamento computacional.


Além disso, os professores utilizaram materiais simples e recicláveis na criação de jogos e recursos pedagógicos voltados ao desenvolvimento da lógica, da criatividade e da resolução de problemas, aproximando a tecnologia plugada e não plugada da prática pedagógica e do contexto dos estudantes.


De acordo com a gerente pedagógica Panmella Dias, o compromisso é o de possibilitar que o professor esteja preparado para integrar EDI de forma significativa ao processo de ensino e aprendizagem. “A Educação Digital e Inovação não se limita ao uso de equipamentos, mas à construção de uma nova forma de pensar e aprender, desenvolvendo competências que serão essenciais para o futuro dos nossos estudantes”, destacou Panmella.

Imagens Relacionadas