Por Antonio Assis
O Seminário “Trilhando um Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA em Pernambuco", foi realizado, entre os dias 11 e 13 de novembro, no município de Gravatá, reunindo gestores, técnicos e articuladores municipais para discutir avanços e desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Pernambuco. O objetivo do encontro foi avaliar as ações desenvolvidas no primeiro ano do Pacto, além de planejar novas estratégias para ampliar a oferta de EJA em todo o Estado.
Representando a Secretaria Municipal de Educação e Esportes do Paulista, estiveram presentes o secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, Gláucio Ramos, e a Técnica Pedagógica da Coordenação da EJA e Gestora Local do Programa Brasil Alfabetização, Gilcélia Penha. Os dois participaram de uma programação intensa que incluiu painéis, oficinas e debates estratégicos sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento do analfabetismo.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME-PE) e o Ministério da Educação (MEC).
Durante os três dias de atividades, os participantes puderam aprofundar temas como atualização das diretrizes curriculares, impactos da alfabetização na empregabilidade e a importância da articulação entre municípios para avançar nas metas do Pacto.
Entre os palestrantes convidados estiveram Júlio Pascoal, especialista em comportamento humano; Humberto Miranda, professor e pesquisador em EJA; Laura Cavalcanti, doutora em Linguística; Mauro Silva, pesquisador da área; além de Giselly Muniz e Mariana Cavalcanti, representantes da Secretaria Estadual de Educação.
Para a gestão municipal do Paulista, a presença no seminário reforça o compromisso com a qualificação da oferta educacional e com a valorização da EJA como política pública essencial para garantir o direito à aprendizagem.