Projeto “Empreendedorismo nas Comunidades” fortalece a economia local em Paulista
Por Taylinne Barret
Teve início, nesta quinta-feira (13), no Conjunto Beira-Mar, no Janga, o Projeto “Empreendedorismo nas Comunidades”, que marca o começo de uma série de ações voltadas a fortalecer a economia local e levar os serviços da Sala do Empreendedor às comunidades de Paulista. A iniciativa é promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Pesca (SDE), em parceria com a Faculdade FASUP.
As atividades no bairro do Janga seguem até esta sexta-feira (14) e têm como objetivo estimular a regularização dos empreendedores locais e ampliar o diálogo entre o poder público e a comunidade. Durante a ação, microempreendedores e trabalhadores autônomos recebem orientações sobre os benefícios da formalização, como acesso a crédito, participação em licitações, programas de incentivo e contribuição previdenciária.
Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor do município, Aline Tenório, o projeto nasce com o propósito de promover uma escuta ativa e aproximar o poder público da realidade dos comércios locais. “Começamos pelo Janga, mas a proposta é percorrer toda a cidade. Nesta primeira etapa, estamos realizando uma pesquisa para avaliar o nível de formalização dos empreendedores e apresentar as vantagens da regularização”, explicou Aline.
O secretário executivo da SDE, Benildes Andrade, também acompanhou a ação e reforçou o papel da Sala do Empreendedor de Paulista como um espaço de acolhimento e suporte aos trabalhadores. “Estamos sempre de portas abertas para quem deseja crescer de forma estruturada, buscar orientações ou esclarecer dúvidas. A partir das informações coletadas nesta etapa, vamos planejar novas ações alinhadas às reais necessidades dos empreendedores locais”, destacou.
Fotos: Marcos Nascimento / SECOM