AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 11/11/2025 - Educação
0:00
Paulista realiza Caminhada pela Paz e pela Vida e reforça valores de empatia e solidariedade

Por Antonio Assis


O município do Paulista deu mais um passo em direção à promoção da cultura de paz. Nesta terça-feira (11), o bairro da Aurora foi palco da Caminhada pela Paz e pela Vida, um grande ato que reuniu servidores públicos, estudantes, educadores, gestores, conselhos municipais, organizações da sociedade civil e moradores da comunidade, em uma mobilização marcada por empatia, respeito e solidariedade.


A ação foi promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), através da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, em parceria com o Governo do Estado. O evento contou ainda com a participação de diversas secretarias municipais, entre elas Saúde; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; Mulher; e Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco.


A concentração teve início na Praça da Aurora, no Condomínio Parque Aurora, de onde os participantes seguiram pelas ruas Santa Tereza, Mangueira, Coronel Alberto Lundgren e Siqueira Campos, encerrando o percurso no Centro da cidade.


Durante a caminhada, faixas, cartazes e balões brancos deram o tom levando as mensagens de esperança e união. Todas destacando a importância do diálogo, da solidariedade e da convivência pacífica, tanto nas escolas quanto na sociedade. A Banda de Metais e Percussão do Colégio Municipal José Firmino da Veiga animou o evento com apresentações musicais.


O gerente da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Cássio Souza, ressaltou o caráter colaborativo da iniciativa.

“Foi uma caminhada construída a muitas mãos. Estado, Prefeitura, escolas, conselhos, forças de segurança e sociedade civil deram um exemplo de que a paz é possível quando cada um faz sua parte. Estamos muito felizes com o resultado desse ato simbólico, que demonstra o compromisso de Paulista com o respeito, o cuidado e a empatia”, destacou.


A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Amanda Rodrigues, também enfatizou o impacto transformador do movimento.

“A Caminhada pela Paz é um ato simbólico, mas de grande significado. Representa o compromisso coletivo em valorizar a vida, promover o respeito e fortalecer os vínculos comunitários. Quando o poder público e a sociedade caminham juntos, construímos uma cidade mais humana, empática e solidária”, afirmou.


O evento foi encerrado com um momento de reflexão coletiva, na Praça Agamenon Magalhães, onde os participantes formaram um grande círculo humano reafirmando o compromisso da rede municipal de ensino com a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento dos laços comunitários.


A Caminhada pela Paz e pela Vida contou ainda com o apoio do Núcleo Estadual de Prevenção Social (NEPS), do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, do 17º Batalhão da Polícia Militar, dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Pessoa Idosa, Igualdade Racial e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Também participaram instituições de ensino como a UNINASSAU/Paulista, o IFPE Campus Paulista, a Creche Escola Maria de Nazaré e o Instituto Dom Helder Câmara.


Fotos: Flávio Alves e João Gonçalves/SEI

Imagens Relacionadas