Por Geraldo Moreira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca, inicia nos dias 13 e 14 de novembro o projeto Empreendedorismo nas Comunidades, com as primeiras ações realizadas na comunidade do Janga, em parceria com a Faculdade FASUP.
A iniciativa tem como objetivo levar formalização e orientação empreendedora diretamente às comunidades, aproximando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Sala do Empreendedor dos trabalhadores autônomos e pequenos negócios locais.
Durante os dois dias de ação, os moradores poderão esclarecer dúvidas, obter informações e capacitar o Microempreendedor Individual (MEI) de forma simples, gratuita e com acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O projeto contará com o apoio dos alunos da FASUP, que atuarão junto à equipe da Sala do Empreendedor auxiliando nos atendimentos, na orientação aos empreendedores e na divulgação dos benefícios da formalização. Entre as vantagens apresentadas estão o reconhecimento e profissionalização do negócio, pagamento simplificado de tributos, acesso a crédito e licitações, participação em programas de incentivo, além de benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto também tem como foco formalizar os Microempreendedores Individuais (MEIs) para que se tornem ferramenta de crescimento econômico e social, estimulando o surgimento de novos negócios e fortalecendo os já existentes.
Com o Empreendedorismo nas Comunidade, a Prefeitura do Paulista reafirma seu compromisso em valorizar o empreendedorismo local, ampliar oportunidades de renda e promover o desenvolvimento econômico sustentável no município.
Foto: Gerson Nascimento