Por Adilson Oliveira
Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos no município, a Secretaria de Saúde do Paulista continua o trabalho de imunização porta a porta, dentro da fase de pós-campanha da vacinação antirrábica. Nesta sexta-feira (7), das 9h ao meio-dia, a ação contemplará os animais da comunidade Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão.
Uma equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorrerá a localidade realizando a aplicação da vacina diretamente nas residências. A iniciativa é voltada para os pets que ainda não receberam a dose neste ano de 2025.
De acordo com a diretora de Vigilância Ambiental, a médica veterinária Sílvia Vasco, poderão ser vacinados os cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis. “Os que estiverem doentes, em tratamento ou que tenham passado recentemente por algum procedimento cirúrgico precisam estar totalmente recuperados antes da vacinação”, explicou.
Sílvia destacou ainda a importância da colaboração da população para o sucesso da campanha. “Paulista alcançou números expressivos de cães e gatos vacinados contra a raiva. Contabilizamos a imunização de 19.502 animais na pré-campanha e no Dia D. Mesmo com as estatísticas positivas, não podemos relaxar. A população precisa ser nossa parceira, permitindo o acesso dos vacinadores em suas casas”, reforçou a diretora.
Fotos: Cortesia