Por Antonio Assis
O auditório da Secretaria de Educação e Esportes do Paulista foi palco, nesta segunda-feira (3), do Seminário do Projeto “Cuidar de quem Cuida”, reunindo servidores das escolas municipais no auditório da própria pasta. O evento marcou o encerramento do projeto-piloto desenvolvido pela Coordenação de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar, vinculada à Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária da Secretaria de Educação.
Implantado em 13 unidades da rede municipal, o projeto envolveu merendeiras, porteiros, auxiliares de serviços gerais, servidores administrativos, estagiários, apoios pedagógicos, professores readaptados e equipes gestoras. A proposta teve como objetivo criar espaços de escuta, acolhimento e reflexão sobre o papel de cada servidor na construção de uma escola mais humana, empática e colaborativa.
Durante o seminário, os participantes compartilharam experiências e aprendizados, além de refletirem sobre os desafios cotidianos do ambiente escolar. As atividades foram realizadas de forma participativa, promovendo momentos de integração, emoção e reconhecimento entre os profissionais.
O secretário executivo de Desenvolvimento Educacional, Glaucio Ramos, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o cuidado emocional dentro da rede.
“Cuidar de quem cuida é trabalhar a emoção, é amorosidade. O porteiro não apenas abre portas, ele abre caminhos; quem cozinha não só prepara alimentos, mas entrega amor. Esse projeto mostra que o cuidado com nossos profissionais é também uma forma de transformar a educação”, afirmou.
Glaucio ressaltou ainda a necessidade de continuidade da ação: “Nunca tínhamos visto um trabalho com essa dimensão antes. É algo que amplia horizontes e fortalece o compromisso de olhar para dentro da Secretaria e cuidar de quem cuida dos nossos estudantes. “A educação é união. Quando nos unimos em torno de um mesmo propósito, o aprendizado e o bem-estar das nossas crianças, tudo acontece. O projeto ‘Cuidar de quem Cuida’ nasceu do coração da equipe e trouxe à tona valores como autoestima, motivação e valorização dos profissionais. É uma semente que precisa continuar sendo cultivada”, afirmou.
Idealizadora da iniciativa, a coordenadora de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar, Simone Barros, explicou que o projeto surgiu da necessidade de cuidar da saúde mental dos profissionais da educação, promovendo momentos de acolhimento e fortalecimento emocional.
Fotos; Rossane Araújo