Por Adilson Oliveira
A Secretaria de Saúde do Paulista está reforçando o trabalho do programa Consultório na Rua. Todas as quintas-feiras, a partir das 18h, as equipes envolvidas no trabalho fazem uma busca pelos bairros para identificar as pessoas que precisam de cuidados bucais. Após o cadastramento, os profissionais agendam o procedimento, que é feito na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), na área central da cidade. O transporte do cadastrado fica a cargo da Gestão Municipal.
Além da assistência odontológica, o programa oferece uma ampla gama de atendimentos nas áreas de saúde e assistência social, contando com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, coordenador e um funcionário administrativo.
Durante as abordagens, os profissionais realizam uma avaliação completa da situação de cada pessoa, observando questões como necessidade de documentação, vínculos familiares e inserção em programas sociais. Também são ofertados testes rápidos, vacinas, curativos e exames clínicos.
De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Ana Maria Carvalho, o levantamento de dados é uma etapa essencial para o fortalecimento das ações.
“Nós estamos produzindo o perfil de cada pessoa, com informações sobre idade, doenças e as motivações que levaram à situação de rua. Esse estudo será fundamental para a eficácia do trabalho. O Consultório na Rua tem uma missão importante na ponte entre o usuário e o atendimento odontológico da PTG”, destacou.
O programa reforça o compromisso da Prefeitura do Paulista com a promoção da saúde integral e a inclusão social da população em situação de rua.
Fotos: Cortesia