Por Renata Luna
Um dia dedicado ao autocuidado e à saúde da mulher foi realizado pela Secretaria de Saúde do Paulista, nesta quarta-feira (29). A ação promovida pela Coordenação da Saúde da Mulher aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Baixo I e II, localizada na Rua Daniel Delson. A manhã especial, voltada ao bem-estar das mulheres, fez parte das ações do Outubro Rosa.
Com o tema “Cuide-se, ame-se e previna-se!”, o evento contou com uma palestra ministrada pela enfermeira e apoio técnico da Coordenação da Saúde da Mulher, Sarah Araújo, que destacou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
“Hoje realizamos uma palestra voltada para o Outubro Rosa, abordando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Falamos sobre a necessidade do autocuidado, da realização regular dos exames, do autoexame de mama, a importância da mamografia e a busca pelos serviços de saúde. Esses momentos são essenciais para reforçar o protagonismo das mulheres no cuidado com a própria saúde e fortalecer a conscientização do diagnóstico precoce”.
Durante a ação, a população pôde aproveitar diversos serviços que foram oferecidos como citologia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, auriculoterapia, ventosaterapia, limpeza de pele e dicas de maquiagem.
“O Outubro Rosa tem grande importância para todas as mulheres. É um mês simbólico de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. É fundamental que a mulher faça o autoexame regularmente, pois esse cuidado ajuda a identificar qualquer alteração precocemente. E, a partir dos 40 anos, recomenda-se realizar a mamografia, exame essencial para a detecção precoce da doença”, disse Maiza Martins, gerente da USF Jardim Baixo I e II.
Fotos: SEI