Com o objetivo de fortalecer o atendimento humanizado e ampliar a compreensão sobre diversidade de gênero e sexualidade, a Prefeitura do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (29), uma capacitação voltada aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Eliane Maria José Aguiar, localizado em Maranguape I.
A gerente administrativa do CAPS AD, Eloina Nunes, destacou a importância da ação para a prática cotidiana dos servidores. “Percebemos que estávamos atendendo públicos muito diversos em relação a gênero e sexualidade. A partir disso, entendemos a necessidade de promover momentos de aprendizado e sensibilização, para que nossos profissionais possam contribuir ainda mais com um ambiente de respeito e acolhimento”, afirmou.
A atividade foi conduzida pelo coordenador municipal da população LGBTQIA+ da Secretaria de Saúde do Paulista, Anderson Oliveira, que apresentou reflexões e informações sobre os desafios enfrentados por esse público no acesso aos serviços de saúde mental. A proposta é garantir que os atendimentos sejam realizados de forma cada vez mais empática, acolhedora e livre de preconceitos.
Durante a palestra, Anderson ressaltou a importância de trazer informação e promover debates que reduzam casos de LGBTfobia nos espaços públicos. “Estamos falando de um grupo de pessoas que ainda vive, de certa forma, dentro de uma invisibilidade. Falta conhecimento sobre suas vivências, seus direitos e as dificuldades que enfrentam. Por isso, a formação contínua dos profissionais é essencial para garantir uma política de cuidado que realmente inclua a todos”, explicou.
Fotos: Juan Marvin / SEI