Por Cátia Oliveira
O município do Paulista vive um momento histórico com a nomeação da primeira mulher para o comando da Guarda Civil Municipal (GCM). A inspetora Maria Martins, que há 15 anos integra a corporação, assumiu oficialmente o cargo no último dia 16, sucedendo o servidor Thiago Pereira.
Com trajetória marcada pela dedicação e pelo comprometimento, Maria Martins exercia a função de subcomandante e agora passa a liderar o efetivo. Segundo ela, a nova missão será conduzida com um olhar atento e humanizado, buscando fortalecer as políticas e ações já desenvolvidas, além de enfrentar os novos desafios que a GCM vem assumindo nos últimos anos.
De acordo com Martins, o momento além de histórico para o município, é de grande responsabilidade e valorização do trabalho das mulheres.
“Para mim, a nomeação representa um avanço importante na promoção da igualdade de gênero, da diversidade e da valorização das mulheres em um espaço que, por muito tempo, foi sobretudo masculino. É uma grande alegria e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade. Importante ressaltar também que é um marco histórico para nossa corporação, que pela primeira vez nomeia uma mulher para estar à frente da GCM Paulista. O momento reforça o compromisso do nosso município com a inclusão e com o reconhecimento da força e da competência feminina na liderança”, pontuou.
De acordo com a Secretária da Mulher do município, Fabrina Juliana, ter uma mulher no comando da Guarda é motivo de orgulho e representa um avanço importante para todas as mulheres da cidade do Paulista. “Ter a primeira mulher à frente do comando da Guarda Municipal do Paulista é um marco histórico e inspirador. Isso mostra que as mulheres têm todo o potencial que sempre demonstraram, enfrentando desafios diários e provando, com inteligência, preparo e capacidade técnica, que podem ocupar espaços de liderança, resistência e força”, destacou a secretária”.
Para o Secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, José Ricardo Medeiros de Araújo, foi importante a oportunidade de nomear a subcomandante Maria Martins para liderar o efetivo, como forma de reconhecimento à dedicação e competência apresentada pela profissional. “Nomear uma mulher com a preparação e a competência de Maria Martins, que atuava ao lado do nosso comandante Thiago Pereira, que passa atuar agora em novos projetos, representa uma honra dentro da guarda de Paulista. A servidora é uma profissional com anos de dedicação ao nosso município, desempenhando um papel fundamental na construção da política de segurança da cidade. Sua experiência e conhecimento técnico são essenciais para o fortalecimento das ações da Patrulha Maria da Penha, entre outras iniciativas, garantindo suporte e integração nas políticas de proteção às mulheres e a toda população’, concluiu.
Com a nova composição, o servidor Ivson Mário de Oliveira assume o posto de subcomandante da corporação, reforçando o compromisso da Guarda Municipal com a valorização profissional e o aprimoramento contínuo de suas ações.
Foto: Divulgação