Por Geraldo Moreira
Com o propósito de fortalecer as atividades de agropecuária e pesca e valorizar o intercâmbio de saberes entre comunidades tradicionais, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca, realizou nesta sexta-feira (24), mais uma edição do projeto Raízes e Redes. O encontro aconteceu na Rua João Fonseca de Albuquerque, nº 100, no bairro da Conceição.
Nesta etapa, o município recebeu representantes do Quilombo Castainho, de Garanhuns, para um momento de troca de experiências com os Pescadores do Paulista. A programação incluiu vivências sobre culinária, cultura alimentar e práticas da pesca artesanal, valorizando os modos de vida e o conhecimento tradicional das comunidades envolvidas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, o projeto representa um passo importante na integração entre os saberes populares e o desenvolvimento sustentável do município.
“O Raízes e Redes é uma ação que conecta o passado e o presente das nossas comunidades. Promover o diálogo entre quilombolas, pescadores e marisqueiras é fortalecer nossa identidade produtiva, cultural e social, ampliando as oportunidades de aprendizado e valorização das nossas tradições. Agradeço ao nosso prefeito Severino Ramos pelo apoio e pela visão que tem fortalecido ações que unem tradição, inclusão e desenvolvimento”, destacou o secretário.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a preservação das expressões culturais que compõem a história e a economia do Paulista.
Fotos: Gabriel Falcão / SEI