Por Adilson Oliveira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um trabalho educativo e de fiscalização para coibir a formação de criatórios de animais em áreas urbanas do município. A ação tem como objetivo prevenir a transmissão de zoonoses e garantir o cumprimento dos códigos sanitários vigentes.
O trabalho é coordenado pela equipe da Vigilância Ambiental, que recebe denúncias da população por meio do WhatsApp (81) 9.9943.8878, serviço exclusivo para mensagens, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Após o recebimento das denúncias, os fiscais visitam os locais indicados para adotar as medidas necessárias. Inicialmente, o foco é educativo: os proprietários são orientados sobre as normas e recebem um prazo para se adequar à legislação. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As fiscalizações se concentram em áreas com criação de bovinos, equinos, bufalinos, caprinos, suínos e aves.
“O Código Sanitário não permite a instalação de criatórios em espaços urbanos. É importante ressaltar que a nossa intenção é proteger a população contra doenças transmitidas por animais, algumas das quais podem ser letais”, destacou a diretora de Vigilância Ambiental, a veterinária Sílvia Vasco.
Fotos: Cortesia