Por Geraldo Moreira
O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP), promoveu, nesta terça-feira (21), o Seminário de Avaliação das Ações do Conselho Tutelar de Paulista, reunindo autoridades e representantes de diversas áreas da gestão pública municipal. O encontro, realizado no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape II, teve como objetivo discutir os resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano e fortalecer o trabalho intersetorial voltado à proteção da infância e da juventude.
O Secretário Executivo de Políticas sobre Drogas, Cícero Delhany, representou, no evento, o prefeito do município, Severino Ramos de Santana e a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues. O secretário destacou os dez meses de gestão do atual governo, com ênfase nos avanços da área de Assistência Social e no apoio incondicional ao Conselho Tutelar de Paulista, que tem contribuído para importantes conquistas em defesa da infância e da juventude no município. “Isso é uma determinação do prefeito Ramos e da nossa secretária Amanda, para que a gente possa trabalhar de forma intersetorial. Esse diagnóstico, sendo bem elaborado e preciso, pode trazer resultados significativos, não só para a gestão, mas para a população”, afirmou.
Cícero Delhany ressaltou ainda que o levantamento é um passo importante para aprimorar as políticas públicas e corrigir possíveis falhas. “Estamos estudando as situações apresentadas no diagnóstico para chegarmos a um denominador comum e fazer desse momento um divisor de águas. Assim, poderemos garantir que os direitos da população, especialmente das crianças e dos jovens, sejam realmente atendidos”, completou o secretário.
A promotora da Curadoria da Infância e Juventude, Dra. Rafaela Melo de Carvalho Vaz, também participou do encontro e ressaltou a importância da integração entre os órgãos da administração pública, reforçando que essa articulação é fundamental para fortalecer e garantir os direitos constitucionais de crianças e adolescentes.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMPAC), João Soares, também destacou a relevância da iniciativa. “Esse é um momento extremamente importante, porque é rico em informações. O Conselho Tutelar é a porta de entrada dos casos de crianças e adolescentes vítimas de violência. Agora, por meio desse relatório, estamos mostrando dados que envolvem áreas como saúde, educação, políticas sociais e infraestrutura”, explicou.
Ao final do seminário, ficou definido que um documento técnico será elaborado a partir das discussões e diagnósticos apresentados, servindo como base para o aprimoramento das políticas públicas e para a formulação de novas ações integradas pela gestão municipal.
Também participaram da avaliação o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes e a secretária da Mulher, Fabrina Juliana.
Fotos: Gerson Nascimento / SEI