Por Renata Luna
Com foco na humanização do cuidado e na prevenção em saúde, a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), localizada na área central do município do Paulista, realizou, nesta terça-feira (21), um café da manhã especial em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
A programação contou com uma palestra educativa sobre o câncer de mama, além do depoimento emocionante da técnica de Enfermagem aposentada, Maria das Graças da Silva, que vivenciou o diagnóstico e superou a doença. Ela compartilhou sua trajetória de fé e superação após descobrir dois nódulos na mama aos 48 anos.
"Fiz quimioterapia, radioterapia e cirurgia, mas antes mesmo disso, senti que Jesus havia me curado. A fé me guiou em todo o processo. O médico fez a parte dele e Deus fez o restante", afirmou, emocionando os presentes.
Atenta à palestra e ao depoimento, a aposentada Maria José Guedes da Rocha, de 80 anos, também compartilhou sua experiência ao vencer um câncer de intestino, diagnosticado aos 73 anos. Após passar por uma cirurgia de urgência, ela se recuperou sem a necessidade de bolsa de colostomia e hoje segue em acompanhamento médico. "Hoje, tenho mais saúde do que quando era jovem. A colonoscopia é essencial, principalmente para quem tem histórico familiar", destacou.
A fala da aposentada reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, não apenas do câncer de mama, mas também de outras formas da doença que ainda enfrentam tabu ou desinformação.
Para Elisângela Corrêa, enfermeira e preceptora de estágios na PTG, ações como essa têm grande impacto: "É um momento de conscientização não só para os pacientes, mas também para os profissionais. Traz acolhimento, informação e aproximação entre todos".
O evento reuniu colaboradores, pacientes e convidados em um momento de cuidado, informação e acolhimento. Na ocasião, também foram distribuídos brindes e lembranças, reforçando o clima de solidariedade e valorização da vida.
Fotos: Renato Ramo / SEI